Na última sexta-feira (17), aconteceu o evento em comemoração
ao “Dia do Sim”, na Casa de Cultura de Iguaba Grande.
Na última sexta-feira (17), aconteceu o evento em comemoração ao “Dia do Sim”, na Casa de Cultura de Iguaba Grande.
A exposição foi aberta ao público e contou com fotos e documentos histórico sobre a emancipação de Iguaba. No dia 13 de março de 1994 foi realizada a votação do plebiscito para emancipação de Iguaba Grande, no qual 95% da população votou “sim”.
O evento foi conduzido ao som de violino e o Coral do CRI se apresentou homenageando o Dia Internacional da Mulher e o Município de Iguaba, que teve uma poesia composta pelo ex-vereador emancipacionista, Nelson Ramalho, declamada como símbolo de luta e resistência pelos ideais de liberdade político-administrativa do povo iguabense.
Estiveram presentes no evento pessoas importantes para a emancipação, entre elas os ex-prefeitos Hugo Canellas e Rodolfo Pedrosa, os ex-vereadores Baíco, Dinorah Martins, Nelson Ramalho, Edmundo Silveira, Sidney Custódio e José Alberto.
“A gente comemora no dia 8 de junho o aniversário de Iguaba, que foi a data da assinatura da lei de criação do município. Mas foi no dia 13 de março que o sonho começou a se tornar realidade, dia que a população foi às ruas lutar pela emancipação. É uma honra e alegria comemorar esse dia ao lado de pessoas que foram tão importantes para a história da nossa querida Iguaba Grande.” Afirmou o secretário de Cultura, Miqueias Gomes.
Galeria