quinta-feira, julho 4, 2024
InícioCidades450 anos de Niterói da origem ao cenário de disputas politica

450 anos de Niterói da origem ao cenário de disputas politica

Niterói terra doada ao chefe da nação Timiminós – Arariboia, que uniu-se aos portugueses para expulsar os franceses apoiado pelos Tamoios na baia de Guanabara 1560, em 1570 também com apoio logístico de Arariboia os portugueses expulsaram os franceses que havia se abrigado em Cabo Frio, este combate causou a morte de milhares de indígenas e pôs fim a nação indígena Tamoios, os poucos sobreviventes tamoios entram pelos sertões e viveram durante alguns anos, Arariboia foi agraciado com as terras de São Lourenço depois conhecida como Niterói.

Episodio sobre a transição no Brasil da Monarquia a Republica

A principal arma das forças armadas brasileira  durante a monarquia era a marinha de guerra o exercito só teve maior representatividade a partir da guerra do Paraguai formado por escravos, e desprovidos e a presença de um oficializado de fazendeiros que doavam escravos para o combate.

A marinha no entanto sempre foi fiel defensor da monarquia, com a proclamação da republica algumas ações em defesa da monarquia foram realizadas para a retomada da monarquia no país.

Niterói que foi capital do estado Fluminense do estado do Rio de Janeiro e geograficamente distante do Distrito Federal (DF) do Brasil foi palco no final do século XIX de intenso bombardeiro da marinha brasileira pro monarquia. conforme cita o documento e fotos que a Prefeitura de Niterói nos seus 450anos de fundação divulgou em sua pagina social.

Hojfontee é com essa imagem do Forte Gragoatá bombardeado na Revolta da Armada, entre 1893 e 1895. Niterói desempenhou um papel fundamental nesse episódio.

A Revolta da Armada ocorreu no período pós-Proclamação da República. As tensões políticas e disputas internas levaram a um levante por parte da Marinha, que contestava o governo republicano. O Forte Gragoatá foi um dos pontos-chave desse embate.

A resistência ao bombardeio ao Forte Gragoatá simboliza a resistência e determinação das forças republicanas na defesa do novo regime. Niterói, por meio de sua participação ativa e estratégica, desempenhou um papel essencial na contenção e derrota das forças revoltosas. Esse feito heróico simbolizou a consolidação da República no Brasil e a imagem de Niterói como a “Cidade Invicta”.

📷fonte: Biblioteca Nacional (Brasil)

 

 

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular