A Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Elana Costa, acompanhada pelo subsecretário Silverton Cruz e pela gestora de Projetos e Relações Interinstitucionais, Juliana Martins, realizou nesta quarta-feira (30) uma visita ao Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), localizado no Barreto. Durante o encontro, foi anunciada uma nova parceria com a instituição para aprimorar o atendimento a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
A equipe foi recebida pela diretora do CRIAAD, Gabriela Moura, pelo coordenador Renato Pimenta e pelo diretor da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer do Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (Degase), Francisco Gilberg. A visita incluiu uma apresentação das instalações, onde atualmente residem 13 adolescentes. O CRIAAD é um espaço com uma equipe multidisciplinar formada por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e uma bibliotecária, dedicada à reinserção social dos jovens atendidos.
Para a secretária Elana Costa, o processo de ressocialização é essencial: “A ressocialização desses adolescentes é fundamental, pois eles têm o direito de se sentir pertencentes à cidade. Devem saber que são cidadãos com direitos, e que merecem oportunidades. Um erro ou infortúnio não deve definir suas chances na vida.”
Juliana Martins, gestora de Projetos e Relações Interinstitucionais, também ressaltou a importância da colaboração entre as entidades. “O objetivo da visita foi fortalecer a parceria entre a SMDHC e o CRIAAD, com foco no atendimento a esses jovens. Estamos traçando caminhos e novidades empolgantes estão por vir.”
Essa nova parceria reflete o compromisso da Secretaria de Direitos Humanos com a criação de oportunidades de reintegração social para adolescentes em medidas socioeducativas, proporcionando suporte para uma vida mais inclusiva e justa.