“Trilhas de Araruama”, de Sóstenes Izidoro; “O Sustento Que Vem do Mar”, de Glauce Xavier; “Capoeirarte – Capoeira na Roda, Capoeira na Vida”, de Sandro Batista; e “Praia Seca Além dos Tempos”, de Andréa Borba, registram histórias de Araruama e trazem à luz as suas temáticas.
A Lei Paulo Gustavo é uma iniciativa do governo federal que visa fomentar a produção cultural em todo o Brasil, especialmente após os impactos da pandemia da COVID-19. Nomeada em homenagem ao ator e humorista Paulo Gustavo, essa lei tem um papel crucial na democratização do acesso aos recursos culturais e na promoção da economia criativa.
Em Araruama, a Lei Paulo Gustavo tem sido fundamental para estimular a produção cultural local, ao oferecer recursos financeiros para a realização de projetos, tanto voltados ao audiovisual quanto a diversas outras áreas culturais, como dança, teatro, artesanato e muito mais. Isso não só ajuda a preservar e valorizar as manifestações culturais locais, mas também cria oportunidades de trabalho e renda para artistas e trabalhadores do setor. A LPG é uma ferramenta poderosa para fortalecer a cena cultural local, tão carente de ações promovidas pelo poder público, promovendo a inclusão, a diversidade e o desenvolvimento econômico local através da cultura.
Série de documentários está disponível na bio do Instagram @serpa_filmes
“O Sustento Que Vem do Mar” fala sobre o cotidiano dos pescadores em Araruama, registrando alguns de seus personagens, saberes e suas relações com o universo local. O documentário mostra que, ao contrário da produção de sal, a cultura da pesca continua viva e despertando o interesse das novas gerações. As gravações aconteceram em Iguabinha, Pontinha, Areal e Praia Seca, em sua maior parte, durante o período de defeso na laguna. Em sua estreia como produtora e documentarista, Glauce Xavier escolheu um tema bem próximo ao seu dia a dia. Dirigido por Marcos Serpa, que também divide a fotografia com Thiago Lagarto, o filme serve também como um registro histórico e cultural da importante atividade pesqueira em Araruama e de seus personagens em 2024.
“Trilhas de Araruama” é um projeto de Sóstenes Izidoro, que também é ciclista e participa de grupos que praticam as variadas formas de passear de bicicleta em Araruama, como o ‘pedal noturno’, o ‘pedal rural’ e outras nomenclaturas. A prática, que se tornou um estilo de vida e é cada vez mais difundida na cidade, melhora a saúde física e mental, ajuda a cultivar novas e sinceras amizades e promove a descoberta das belezas naturais de Araruama. Algumas delas somente podem ser acessadas por meio de duas rodas. “Trilhas” é um convite irrecusável para entrarmos também nesse universo.
“Praia Seca Além dos Tempos” é a continuação do bem-sucedido documentário “Praia Seca de Todos os Tempos”, realizado em 2022, e também é o primeiro capítulo de uma série que vai continuar registrando personagens e histórias que fizeram e fazem de Praia Seca o distrito mais charmoso de toda a Região dos Lagos. Realizado pela produtora Andréa Borba, da Serpa Filmes, o documentário é novamente conduzido por Marcelo “Carapeba” Lopes e tem a direção e edição de Marcos Serpa.
“Capoeirarte – Capoeira na Roda, Capoeira na Vida” mostra a história do Projeto Capoeirarte, criado pelo Professor Jean Drumond, e seus impactos positivos na vida de crianças e jovens de Araruama, muitos deles em situação de vulnerabilidade. Realizado por Sandro Batista, da Fuzuê Produções, o documentário é uma prova da importância desses projetos sociais no desenvolvimento emocional, físico e intelectual das novas gerações.
Esses quatro filmes foram produzidos pela equipe da Serpa Filmes, com o patrocínio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura – Governo Federal, SECEC-RJ e Prefeitura de Araruama.