O Tomorrow Blue.Economy, evento mundial voltado à economia azul, ocorreu pela primeira vez fora de Barcelona, sendo realizado em Niterói, nos dias 4 e 5 de dezembro. Com 2 mil inscritos, a conferência contou com 120 palestrantes de renome, incluindo personalidades como Tamara Klink e Gunter Pauli, idealizador do conceito de economia azul.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, anfitrião do evento e ambientalista reconhecido, anunciou que a cidade sediará a próxima edição do Tomorrow Blue.Economy em 2024, reforçando o compromisso de Niterói com a sustentabilidade e a preservação dos oceanos.
A plenária de encerramento, intitulada “Transformando Costas em Destinos Inteligentes e Sustentáveis”, foi mediada por André Bento, presidente da Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo). Segundo Bento, o evento destacou o protagonismo de Niterói no debate sobre soluções tecnológicas e sustentáveis focadas na economia do mar.
“Estamos muito felizes por concluir este evento emblemático, que trouxe a Niterói figuras de renome mundial para debater preservação dos oceanos e ações conjuntas para garantir recursos naturais às próximas gerações. O turismo sustentável, consciente e regenerativo é essencial, e Niterói está fazendo sua parte com projetos ecológicos e de preservação ambiental”, afirmou Bento.
Entre os participantes da plenária estavam Ike Weber (Fundação Grupo Boticário), Sérgio Miguel Franco (School of Tourism e Maritime Technology – Politécnico de Leiria), Matti Laaksonen (Rio Digital) e Angélica Moltani (MICE Curitiba).
Representando a Prefeitura de Niterói, marcaram presença Luís Paulino Moreira Leite (Desenvolvimento e Economia), Igor Baldez (Subsecretário), Valéria Braga (Ciência, Tecnologia e Inovação), Luciano Paes (Clima) e Leonardo Caldeira (Comunicação).
O evento reforça o posicionamento de Niterói como referência global em iniciativas de sustentabilidade e economia azul, fomentando um futuro mais consciente e conectado às necessidades ambientais.