Prefeito Rodrigo Neves apresenta resultados do Pacto Niterói Contra a Violência em reunião com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington
30/04/2025 – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) reconheceu, nesta quarta-feira (30), os avanços do Pacto Niterói Contra a Violência, estratégia municipal de segurança pública que se tornou referência nacional e agora desperta interesse internacional. Durante encontro realizado em Washington (EUA), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, foi recebido por Rodrigo Serrano, coordenador do Departamento de Segurança Pública do BID e doutor em Políticas Públicas pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Serrano elogiou a abordagem integrada da cidade, que articula tecnologia, policiamento estratégico e ações de inclusão social. “O Pacto de Niterói está alinhado à diretriz do BID de enfrentar a violência com base em inteligência, cidadania e qualidade de vida. O modelo niteroiense poderá inspirar outras cidades da América Latina”, afirmou o especialista, com mais de 15 anos de experiência no setor.
Rodrigo Neves lembrou que, em 2013, ao assumir o primeiro mandato, a cidade enfrentava altos índices de violência, com assaltos frequentes e presença de armamento pesado nas ruas. “Mesmo sendo uma atribuição do Estado, sempre defendi que o Município deve ter papel ativo na Segurança Pública. Hoje, com ações coordenadas e investimentos consistentes, conseguimos reverter esse cenário. Niterói não registra a presença de milícias e todos os indicadores de violência foram reduzidos.”
O prefeito também anunciou que a Prefeitura já trabalha na elaboração do Pacto Niterói Contra a Violência 2, com novas metas e projetos para os próximos anos.
Investimento e resultados
Lançado em 2018 em parceria com a organização Comunitas, o Pacto Niterói Contra a Violência já recebeu mais de R$ 304 milhões em investimentos. A iniciativa reúne 18 projetos estruturados em quatro eixos principais: prevenção; policiamento e Justiça; convivência e engajamento cidadão; e ação territorial integrada.
Inspirado em políticas bem-sucedidas de cidades como Bogotá, Medellín e Nova York, o programa aposta em estratégias multidisciplinares e na cultura de paz como base para a transformação social.
Desde a sua criação, mais de 54 mil jovens foram atendidos por programas como Niterói Jovem EcoSocial, Poupança Escola, Espaço Nova Geração e Territórios da Juventude. Além disso, mais de 150 espaços públicos foram recuperados, principalmente em comunidades, contribuindo para a revitalização urbana e o fortalecimento dos laços sociais.
Entre os destaques está a obra do Complexo do Viradouro, que devolveu à população um importante espaço de lazer e integração comunitária.