Projeto da Lei Paulo Gustavo que valoriza a diversidade cultural do Brasil será apresentado na próxima sexta-feira, 09/05, em Itapeba, Maricá.
Nos últimos dias para execução da Lei Paulo Gustavo em Maricá, ainda teremos alguns eventos culturais acontecendo até 13/05, produzidos por artistas da cidade. É o caso do projeto “XIRÊ CULTURAL”, que vem com uma programação gratuita e rica em apresentações a partir das 18h30, que mostrarão a cultura afro-brasileira e levarão o público à reflexão sobre sua própria identidade, sua ancestralidade e sua alegria de viver.
Com objetivo de consolidar o direito à cultura ao público no município de Maricá, o Xirê Cultural vem fomentar e valorizar a diversidade da cultura brasileira e afro-brasileira por meio de uma produção artística composta por jovens artistas negros, possibilitando o fortalecimento de um circuito alternativo cultural de prevenção e promoção de saúde transformando em um ambiente mais humanizado e democrático.
Para o proponente e produtor do projeto, Maurício Souza, “O Xirê Cultural é um projeto de Cultura Popular Brasileira, que tem o intuito de levar arte, cultura, dança e música para diversos espaços, fazendo com que o público se encante pela diversidade cultural do nosso Brasil”.
O projeto foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo de Maricá através do edital 02/2023 da Prefeitura de Maricá e da Secretaria de Cultura e das Utopias e está sendo realizado pela Gunga Produções Artísticas e Culturais e promovido pelo Produtor Cultural Maurício Souza.
Informações do evento:
Nome: Xirê Cultural.
Data: 09/05/2025
Horário: a partir das 18h30
Endereço: Rua José Chianelli, 558, Itapeba – Maricá.
Entrada gratuita e classificação livre.
Programação:
18h30: Abertura;
19h: Capoeira com Grupo Filhos do Kikongo;
19h30: Conversa de terreiro com Márcia Passos, professora e Ebome de Oyá e Sely Cristina, e assistente social e Presidente da UNEGRO.
20h30: Oficina de samba de roda com grupo Filhos do Kikongo;
21h: Samba com Grupo Café com Leite.