Cidade alcança marco histórico com ações integradas de segurança pública e investimento contínuo
Pela primeira vez desde o início da série histórica em janeiro de 2003, a cidade de Niterói não registrou nenhuma vítima de letalidade violenta ao longo de um mês inteiro. Os dados, referentes a abril de 2025, foram divulgados pelo Observatório de Segurança da Prefeitura (OSPNit) e representam um marco inédito para a segurança pública do município.
Segundo o levantamento, não houve ocorrências de homicídio doloso, morte por intervenção de agente do Estado, lesão corporal seguida de morte nem latrocínio durante o período analisado.
Resultado de investimentos e integração
Para o prefeito Rodrigo Neves, o resultado reflete o esforço conjunto das forças de segurança e os investimentos consistentes realizados ao longo da última década. “Estamos investindo há 10 anos na segurança de Niterói, com mais de R$ 1 bilhão aplicados em diversas frentes. O Pacto Niterói Contra a Violência, por exemplo, prioriza ações de prevenção voltadas para jovens em áreas mais vulneráveis. Também investimos fortemente em tecnologia e na valorização das polícias e da nossa Guarda Municipal”, afirmou.
A cidade também registrou uma redução de 22,22% nos roubos a estabelecimentos comerciais em abril deste ano em comparação com abril de 2024. Foram sete casos registrados contra nove no mesmo período do ano anterior.
Os dados foram apresentados durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que reúne representantes das polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Segurança Presente e órgãos municipais como a Guarda Municipal, Defesa Civil e Secretaria de Ordem Pública.
“O trabalho integrado e os investimentos nas forças de segurança estão sendo fundamentais para esse avanço”, afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, Felipe Ordacgy.
Policiamento reforçado e monitoramento tecnológico
O município tem destinado mais de R$ 1 milhão por mês para ampliar o efetivo das polícias Militar e Civil em Niterói. Por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), o número de PMs patrulhando a cidade mais que dobrou em 2025, alcançando 170 agentes por dia, somando-se aos 150 do efetivo regular do 12º BPM. Também estão abertas 300 vagas mensais para policiais civis atuarem em regime adicional de serviço (RAS).
A cidade conta ainda com o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que opera com 522 dispositivos de vigilância e 10 portais nas principais entradas e saídas da cidade. O sistema de Cercamento Eletrônico, com 120 câmeras inteligentes capazes de identificar placas e características de veículos, já ajudou a recuperar mais de 600 automóveis envolvidos em crimes desde sua implementação, em 2019.
Pacto Niterói Contra a Violência
Criado há sete anos, o Pacto Niterói Contra a Violência é considerado uma política pública inovadora e estruturante. Com 18 projetos distribuídos em quatro eixos — prevenção; policiamento e justiça; convivência e engajamento dos cidadãos; e ação territorial integrada — o programa visa a construção de uma cultura de paz e de segurança cidadã.
Com esses resultados, Niterói se consolida como um exemplo de gestão integrada em segurança pública, priorizando tanto o enfrentamento da violência quanto a sua prevenção, com foco especial em populações vulneráveis e uso intensivo de tecnologia.
Fotos: Lucas Benevides