O movimento popular comunitário teve nos anos 1980 o momento de maior participação nos bairros eram os dirigentes escolhidos pelos moradores que iam a luta por melhores condições de vida dos bairros. Eram os líder que através de ofícios ou requerimentos que buscam as melhorias dos associados, nos anos 1980, 90 eram a falta de água, luz, telefone, ruas esburacadas e segurança sem falar no pontinho de saúde.
Através da criação dos conselhos este processo minimizou bastante as demandas dos bairros mas muito ainda há de ser feito pela melhoria das cidades e dos cidadãos.
As lideranças comunitárias são essenciais para o desenvolvimento das comunidades. Elas zelam pelo bem comum e cobram políticas públicas que irão gerar benefícios para toda população. Para ouvir as demandas dos moradores, trocar ideias que podem proporcionar uma melhor experiência aos aldeenses e em celebração ao Dia Nacional do Líder Comunitário (05), a Prolagos reuniu na sede da concessionária, as lideranças dos bairros de São Pedro da Aldeia, por meio do programa Afluentes.
“A gente tem uma parceria muito boa com a concessionária. É um canal onde qualquer necessidade que a gente tenha na comunidade, que esteja relacionado com o trabalho da empresa, a gente consegue uma solução ou uma resposta para o que precisamos”, relata Marcelle Ramos, presidente da Federação Municipal das Associações de Moradores do município (Femamspa).