O ator Milton Gonçalves morreu no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (30), aos 88 anos. Ele faleceu em casa, em decorrência de problemas de saúde que sofria desde que teve um AVC.
Nascido em 9 de dezembro de 1933 em Monte Santo, Minas Gerais, ele se mudou para São Paulo ainda na infância, e com 24 anos, depois de atuar em peças amadoras, estreou no Teatro de Arena a convite do diretor e dramaturgo Augusto Boal. Momento que o Teatro de Arena revelava grandes diretores, atores e atrizes para a produção teatral formando para cinema e tv. Milton Gonçalves foi um ator negro e representou com muita maestria a presença do negro no teatro, tv e cinema, no filme de Eles não usam Black Tie ele representou a força de um personagem forte que atuou e levantou a posição politica do ator negro e combatível nas questões sociais e raciais.
Milton Gonçalves esteve em Araruma e gravou um depoimento de incentivo para o grupo Teatrama em 2014
Milton Gonçalves
Por: Lorena Bellas
Hoje perdemos não só um grande ator, mas um grande mestre, que serviu e sempre servirá de inspiração para todos nós atores e artistas e que também serve de exemplo para todas as pessoas, pois com sua humildade encantadora sempre foi capaz de passar toda sua sabedoria e de forma leve e alegre para todos.
O grupo Teatrama teve o privilégio de ter conhecido pessoalmente este grande artista, que será sempre lembrado e honrado.
Que o Senhor Milton Gonçalves agora possa descansar em paz, pois deixou aqui um legado brilhante.
Palavras da atriz Perla do grupo Teatrama
As palavras do Milton Gonçalves, assim tão perto e direcionada para os estudantes de teatro (na época), dignifica mais ainda o fazer cultural dos artistas da nossa cidade! Siga em paz e gratidão por todo os seus feitos e seu compartilhar artístico!
Toda perda é triste, principalmente quando se trata de uma pessoa digna como o Milton Gonçalves. Que ele esteja bem nos braços do Pai.