Até o dia 21 de janeiro, comitiva participa do ‘Congreso Futuro’, um dos maiores eventos de inovação e conhecimento científico da América Latina
Em intercambio internacional o ICTIM vem desenvolvendo projetos que tem desmostrado interesses da comunidade cientifica Sul Americana, na quarta-feira (18/01) A diretoria do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) participou, de reunião com a ministra de Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação do Chile, Silvia Diaz Acosta. O encontro faz parte da missão oficial do instituto ao país, que inclui participação no ‘Congreso Futuro’, um dos maiores eventos sobre conhecimento científico e inovação da América Latina, que acontece até o dia 21 de janeiro.
Na reunião com a autoridade chilena, representantes do ICTIM reafirmaram a importância da articulação entre os dois países com objetivo de fechar parcerias em projetos de desenvolvimento econômico, social e territorial.
“Em Maricá, empregamos a inovação como meio para o desenvolvimento local e social. Nesse sentido, buscamos algumas referências tais como a economia solidária e a economia da funcionalidade e da cooperação”, destacou o diretor de Tecnologia do ICTIM, Marcio Campos, durante o encontro.
A ministra chilena demonstrou grande interesse nas experiências de Maricá apresentadas no encontro. Na pauta, os projetos do Bem-viver Alimentar e de mobilidade urbana (ônibus híbridos), além das incubadoras de inovação social.
“Estamos vivendo um bom momento de colaboração entre o Brasil e o Chile. Nossos países compartilham visões sobre ciência, tecnologia, conhecimento e inovação e estamos unidos pelos desafios da economia territorial, social e colaborativa”, disse a ministra Silvia Diaz Acosta.
A missão oficial contempla, ainda, a participação no ‘Congreso Futuro’, realizado de 16/01 a 21/01. O evento é uma iniciativa do Congresso chileno e da sociedade civil para a discussão da Ciência, Tecnologia e Inovação junto à sociedade. Na abertura, a equipe assistiu a palestra do presidente do Chile, Gabriel Boric.
“O presidente Boric falou sobre a importância da qualidade da Educação nesta era de conhecimento e o desafio da defesa das instituições democráticas no Chile. São desafios que nós, em Maricá, assim como em todo o Brasil, temos pela frente também e que precisamos enfrentar”, ressaltou o diretor de Inovação e Científica do ICTIM, Cláudio Gimenez.
A agenda incluiu também encontros com os senadores Guido Girardi, que é ex-presidente do Senado e um dos fundadores do ‘Congreso Futuro’, e Ximena Ordenés, vice-presidente do evento e membro da Comissão de Transporte.
“Esse encontro torna-se importante para a aproximação entre os países irmãos da América Latina e troca de experiências que são fundamentais ao desenvolvimento. Tenho muito interesse em conhecer a Lei de Inovação do Brasil, além dos projetos que estão sendo desenvolvidos pelo ICTIM”, disse a senadora Ximena.
A missão tem a presença do professor Ricardo Harduim, que acompanhou a Diretoria do ICTIM também na visita à Fundação Chile, uma instituição de parceria público-privada. Os representantes de Maricá reuniram-se com a gerente de Assuntos Corporativos, Leah Polack, e o diretor de Educação Vocacional e Técnica, Manuel Farias.