A abertura contou com a presença da prefeita Magdala Furtado, e dos secretários de Cultura, João Félix; Agricultura e Pesca, Gustavo Gonçalves; e Meio Ambiente e Saneamento, Rosalice Fernandes; além de lideranças de movimentos agrários; representantes de comunidades quilombolas; e integrantes de coletivos beneficiados pelo Instituto EcoVida, parceiro do município em projetos ambientais.
Filho do sindicalista, Francisco Lan, ressaltou o legado deixado pelo líder rural na luta pelo direito à terra.
“Sebastião Lan lutava para defender o trabalhador rural, e a agricultura familiar, que tem um papel fundamental de botar a comida na mesa”, destacou.
A abertura teve ainda a inauguração do Memorial dos Presidentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de uma exposição de fotografias feitas por alunos da Escola Agrícola Nilo Batista. Houve ainda a exibição do documentário “Lan”, do cineasta Milton Alencar Jr. e uma apresentação do músico Celmo dos Santos. Produtos agrícolas e de artesanato foram vendidos na feirinha, por pequenos produtores rurais e coletivos beneficiados pelo Instituto EcoVida.
A Semana Sebastião Lan, promovida pela Prefeitura de Cabo Frio, será realizada até o próximo domingo (30), com diversas atividades e encontros gratuitos que, além de homenagear o sindicalista, buscam valorizar a riqueza da zona rural cabo-friense. A programação conta com exposições, exibição de documentário, música, ação social, curso para agricultores, música e muito mais.
Bom que o mercado Sebastião Lan, tenha suas atividades em evidência! Pois sou frequentadora aos domingo e não vi nesta reportagem a data e horário desta. queria ter ido, pois o Francisco Lan é ótimo amigo e frequentador nos dias de domingo na feira livre.
Obrigado pela sua postagem!
Maiores informação com PMCF ou Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rural de Cabo Frio