quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioCidadesICTIM comemora encerramento de cursos e oficinas com Desfile de Carnaval

ICTIM comemora encerramento de cursos e oficinas com Desfile de Carnaval

Para marcar o encerramento do primeiro módulo dos cursos e oficinas do eixo Carnaval da Incubadora de Inovação Social em Cultura, a Prefeitura de Maricá, numa parceria do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) com a Secretaria de Cultura, e o Instituto Brasil Social (IBS) realizaram uma belíssima apresentação na Passarela do Samba Adélia Breve, no Centro.

Ao todo, 350 pessoas participaram do desfile, entre professores, alunos e convidados. É importante destacar que além da alegria, evolução e do samba no pé, os alunos mostraram muito talento, já que enredo, fantasias e os três carros alegóricos foram elaborados por eles, que também comandaram os instrumentos. Por isso, o tema não poderia ser outro: “Com Orgulho, Maricá. Um agradecimento por todas as conquistas”.

“Hoje concluímos um ciclo de um projeto inovador na cidade. Capacitamos e qualificamos centenas de maricaenses no eixo Carnaval da Incubadora de Inovação Social em Cultura”, declarou o presidente do ICTIM, Carlos Senna.

Presidente da Escola de Samba União de Maricá, Tadeu Marinho, prestigiava o evento e falou sobre a iniciativa.

“Aqui está o futuro da União de Maricá com crianças, jovens e adultos que vão fazer parte da agremiação do amanhã. Estamos muito felizes por podermos participar desse projeto da Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio e do Bloco Ilê Aiyê em que são formados profissionais da indústria do carnaval. Isso para a gente não tem preço, é muito importante, porque temos 200 mil habitantes no município e a União de Maricá vai para a Sapucaí pela primeira vez. Então, isso aqui dignifica a potência da cultura da nossa cidade”, avaliou Tadeuzinho.

Na arquibancada, ao lado de uma amiga, da filha e de uma amiguinha dela, Luana Ramalho, 35 anos, que mora em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, vibrava com a apresentação dos alunos. Entre eles, duas pessoas em especial, moradoras de Itapeba.

“Eu vim prestigiar meus pais que fizeram os cursos de alegorias e adereços e de cavaquinho. Eles têm mais ou menos 60 anos e ficaram muito felizes em poder participar deste desfile, que é uma coisa diferente e que eles nunca tinham feito na vida. Mas agora que estão aposentados, buscaram por esse curso, que era uma ocupação para eles e puderam ajudar confeccionando fantasias e carros alegóricos. Estão radiantes”, explicou Luana.

“E essa também é uma forma de agregar o salário para os próximos carnavais. Uma maneira deles trabalharem nas oficinas das escolas de samba”, completou Joana Ferreira, 40 anos, que também mora em Vila Isabel e estava na cidade à convite da amiga.

Após o desfile, a festa continuou na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. No palco, teve algumas apresentações e na sede da Incubadora de Inovação Social em Cultura uma exposição, com tudo que foi desenvolvido no primeiro módulo de oficinas.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular