A Prefeitura de Araruama vai inaugurar no dia 19 de agosto, às 16h30, a Orla Oscar Niemeyer”.
Um projeto arrojado e audacioso, que, aliás, é uma das marcas do governo da prefeita Livia de Chiquinho.
A obra tem 10.827 metros de extensão e integra 09 praias, com instalação de postes imperiais, acessibilidade, rampa de acesso às embarcações, calçadão com 4,80 metros de largura, 3 pontes arqueadas ligando as praias Salinas x Centro, Pontinha x Amores, Coqueiral x Barbudo.
Vai se transformar em um verdadeiro museu a céu aberto onde cada praia vai receber a exposição de réplicas de grandes obras e monumentos do saudoso arquiteto Oscar Niemeyer.
As réplicas estarão instaladas em pontos estratégicos da orla, eternizando a história do arquiteto com o município de Araruama, onde possuía casa de veraneio no bairro Coqueiral.
Conhecido no mundo inteiro pelo planejamento arquitetônico de vários edifícios públicos de Brasília e outras cidades do Brasil.
Serão instaladas 8 réplicas:
-Sambódromo (Praia do Barbudo)
-Museu Oscar Niemeyer (Praia do Coqueiral)
-Memorial JK (Salinas Branca)
-Catedral de Brasília (Praia da Pontinha)
-Igreja da Pampulha (Náutico)
-Museu de Arte Contemporânea MAC (Praia dos Amores)
-Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer (Pontinha do Outeiro) -Memorial da América Latina (centro).
Oscar Niemeyer é um dos maiores representantes da arquitetura moderna mundial e motivo de orgulho. “Com certeza, além da importância cultural, o projeto vai potencializar ainda mais o turismo em Araruama”, ressaltou a prefeita Livia de Chiquinho.
Junto com o turismo, o novo cartão-postal do município será de suma importância para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos da cidade.