Sessão de abertura
A LIRA DO DELÍRIO – sessão comemorativa dos 85 anos de Walter Lima Jr.
Dia 23 quinta 17h
Brasil, 1978, 105’, 16 anos
De Walter Lima Jr.
Com Tonico Pereira, Anecy Rocha, Paulo Cesar Pereio, Cláudio Marzo, Antonio Pedro, Otoniel Serra, Rosita Thomaz Lopes, Alvaro Freire, Walter Lima Jr., Nara Leão
Os participantes do bloco de carnaval Lira do Delírio se encontram num cabaré da Lapa carioca, onde o filho de uma dançarina é sequestrado. Para descobrir o assassino e as razões do crime, ela conta com a ajuda de um repórter policial, que ao mesmo tempo também investiga um homicídio contra um homossexual. O filme tem cenas gravadas no carnaval de Niterói de 1973 e músicas originais de Paulo Moura. Vencedor dos prêmios de melhor direção, montagem para Mair Tavares, melhor fotografia para Dib Lufti, melhor ator coadjuvante para para Paulo César Peréio e melhor atriz para Anecy Rocha (prêmio póstumo) no Festival de Brasília. O filme está na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos feitos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
WALTER LIMA JR. é um cineasta nascido em Niterói em 1938 e formado em Direto pela Universidade Federal Fluminense(UFF). Walter começou sua carreira após a faculdade, como colunista e crítico de jornais diários. Foi quando seu amigo, o diretor Glauber Rocha, o convidou para colaborar no roteiro de Deus o Diabo na Terra do Sol (1964). Sua estreia como diretor se deu logo na seqüência, em MENINO DE ENGENHO (1965). Outros créditos do cineasta incluem BRASIL ANO 2000 (1968), INOCÊNCIA (1983), a OSTRA E O VENTO ( 1997), e OS DESAFINADOS (2008).
NICTHEROY EM FOCO
Dia 24 sexta 17h50
Brasil, 1988, 19’, 12 anos
De Gelson Santana, Gustavo Cascon, Luiz Guimarães de Castro, Marcos Santos Lima, Paulo André Lima e Renato Schvartz
Filme paródico em 4 episódios, baseado em antigos cine-jornais.
TOKIO MAO – O ÚLTIMO KAMIKAZE
Dia 24 sexta 17h50
Brasil, 2018, 70´, Livre
De Marina Pessanha
Com Tokio Mao, Kazumi Mao, Carlos Rosa.
Documentário sobre a vida de Tokio Mao, ex-piloto kamikaze que deveria ter morrido em uma ação de contra-ataque na ilha de Luzon, no mar das Filipinas, em novembro de 1944, mas sobreviveu. Dez anos depois do fim da guerra, Tokio Mao veio parar no Brasil a trabalho como engenheiro químico, e daqui nunca mais saiu. Deu aulas de karatê há mais de 40 anos em Niterói.
SÓ VENDO MESMO COMO É QUE DÓI
Dia 25 sábado 18h20
Brasil, 1983, 14´, Livre
de Roberto Petti.
O quotidiano dos moradores de Niterói e adjacências na saída para o trabalho no Rio de Janeiro, através da Baía de Guanabara, nas barcas.
A MALDITA
Dia 25 sábado 18h20
Brasil, 2018, 80´, 10 anos
de Tetê Mattos
Em 1º de março de 1982 a cidade de Niterói entra para a história ao sediar um dos mais importantes movimentos culturais: a chamada Geração Rock 80. Entra no ar a Rádio Fluminense FM, conhecida como “A Maldita”, que misturava irreverência, ousadia e criatividade com sua programação voltada para uma música carente de espaços comerciais de veiculação. A ousadia de acreditar no novo fez com que a “Maldita” se tornasse um dos principais veículos alternativos de comunicação, lançando grupos do rock brasileiro e da música independente e criando uma legião de fãs.
NITERÓI DE MEMÓRIAS
Dia 26 domingo 18h10
Brasil, 2023, 35´, livre
de Maria Rita Nepomuceno
sob a ideia original de Paulo Cruz Terra e Karoline Carula
A história de Niterói se mistura com as memórias afetivas de seus moradores. Um filme em busca das muitas cidades que habitam Niterói.
VIAGEM AO PORTUGAL PEQUENO
Dia 26 domingo 18h10
Brasil, 2019, 65´, livre
de Luiz Rosati
Viagem ao Portugal Pequeno é um filme documentário sobre a Comunidade de Imigrantes da Ponta da Areia, na região portuária de Niterói, Rio de Janeiro. A Comunidade portuguesa surgiu às margens da baía de Guanabara, a partir de um núcleo de imigrantes que se concentraram ali no final do século 19, atraídos pelas atividades de construção naval da região.
MINHA HISTÓRIA É OUTRA
Dia 27 segunda 18h
Brasil, 2019, 22´, 12 anos
de Mariana Campos
com Leilane Ribeiro, Niázia Ferreira, Camila Muniz, Ariane Bernardes, Aurélia Ferreira, João Gabriel
O amor entre mulheres negras é mais do que uma história de amor? Niázia, moradora do Morro da Otto, em Niterói, abre a sua casa para compartilhar as camadas mais importantes na busca por essa resposta. Leilane, estudante de direito, enfrenta os desafios e possibilidades de construir uma jornada de afeto com Camila.
MINHA MÃE É UMA PEÇA
Dia 27 segunda 18h
Brasil, 2013, 84´, 12 anos
de André Pellenz
com Paulo Gustavo, Ingrid Guimarães, Herson Capri, Rodrigo Pandolfo, Mariana Xavier.
Dona Hermínia é uma mulher de meia idade que está aposentada e não tem muitas ocupações, sendo que sua maior preocupação é achar o que fazer. Ela é uma mãe dedicada e está sempre preocupada com os filhos, só que eles cresceram, e já não precisam tanto dela, o que a deixa entediada. Sem um trabalho, um companheiro ou filhos pequenos para se ocupar, Dona Hermínia passa o dia todo desabafando sobre seus problemas com a tia idosa, a vizinha fofoqueira e a amiga confidente.