Com o objetivo de combater a sonegação de impostos e estimular o contribuinte a solicitar o cupom fiscal em suas compras, a Prefeitura de Niterói lançou o programa NitNota, que premiou contribuintes e instituições filantrópicas.
Para participar do sorteio, a Pestalozzi, assim como as demais instituições, respondeu a um chamamento público, onde apresentaram os documentos necessários para se integrar ao programa. Em seguida, com a divulgação dos nomes das instituições contempladas, os contribuintes puderam indicar livremente, ao participar do programa, qual aquela de sua preferência.
Os prêmios foram divididos em sete sorteios. Dois de R$ 50 mil cada e cinco de R$ 20 mil cada. A premiação e entrega dos cheques aconteceu no dia 6 de dezembro em cerimônia na sede da Secretaria Municipal de Fazenda, na presença do secretário Heitor Moreira e da primeira-dama de Niterói e voluntária do Programa Niterói Cidadã, Christa Vogel Grael.
Para a presidente da Pestalozzi, Jussara Silva Freitas, a iniciativa da Prefeitura de Niterói em dar às instituições filantrópicas a possibilidade de ser indicada para a premiação mostra o compromisso do município com o terceiro setor.
“É importante que o município estimule a prática da educação fiscal junto aos contribuintes e também é importante o reconhecimento das filantrópicas. Além do recurso que recebemos, a iniciativa serve também como uma chancela para que outros setores da administração pública e o empresariado formulem práticas de parceria conosco”, disse a presidente.