sábado, novembro 23, 2024
InícioArmação dos BúziosOperações flagram desvio de água suficiente para atender 13 mil pessoas na...

Operações flagram desvio de água suficiente para atender 13 mil pessoas na Região dos Lagos

Perda média mensal estimada foi de 44 milhões de litros nas centrais clandestinas de abastecimento localizadas durante as ações conjuntas entre Inea, Polícia Civil e Prolagos, desde dezembro 

 

Desde o último mês de dezembro, as operações do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com apoio da Prolagos, para combater o abastecimento clandestino de caminhões-pipa resultaram no fechamento de centrais que desviavam, em média, 44 milhões de litros de água, por mês, da rede da Prolagos. A quantidade é suficiente para abastecer mais de 13 mil pessoas, o que equivale a aproximadamente metade da população do município de Iguaba Grande, ou ainda encheria mais de 17 piscinas olímpicas.

 

A partir de denúncias anônimas, as ações ocorreram em vários bairros, como Rasa, Capão e Cem Braças, em Armação dos Búzios; no Jardim Esperança, em Cabo Frio; e em Maria Joaquina, no limite entre os dois municípios. Ao todo, foram desfeitas 27 ligações irregulares à rede; e apreendidos seis caminhões-pipa e 33 bombas hidráulicas. Além disso, 12 cisternas, com capacidade entre 50 mil e 300 mil litros, foram lacradas.  

 

Além de ilegal, a prática despressuriza a rede, impactando o abastecimento, principalmente, em locais mais elevados e distantes. A situação torna-se mais crítica em períodos como atual, de elevada temperatura e alto consumo, devido ao expressivo contingente populacional, que chegou ao ápice, na virada do ano, com a presença de 1,6 milhão de pessoas, entre moradores e visitantes. No momento, mais de 850 mil pessoas permanecem na região, o que equivale ao dobro da população que normalmente é atendida ao longo do ano.  

 

“É preciso que a população denuncie essa prática, que também pode atentar contra a saúde pública, já que na manipulação e armazenamento da água desviada da rede, pode haver contaminação. Caso seja necessário, disponibilizamos o abastecimento de forma alternativa, por meio de caminhões-pipa legalizados, dentro dos padrões de qualidade ideais para o consumo”, explicou o diretor-executivo da concessionária, José Carlos Almeida. 

 

Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, pelo qual usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato. 

 

Operação em Búzios interdita cinco locais  

 

Nesta semana, o Inea realizou uma grande operação em Armação dos Búzios, com o apoio da Prolagos e da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), para o fechamento de cinco locais onde era feito o abastecimento irregular de caminhões-pipa.  

 

A fiscalização esteve em locais da Rasa, Maria Joaquina e Cem Braças, onde foram desfeitas oito ligações clandestinas à rede. No total, foram apreendidos dois caminhões e 20 bombas hidráulicas.  Foram flagradas e interditadas cinco cisternas: duas de aproximadamente 200 mil litros cada; uma de 100 mil litros e duas de 50 mil litros. Três pessoas autuadas pela exploração de recursos hídricos sem outorga. Somados, os pontos clandestinos representavam uma perda média mensal de 20,6 milhões de litros. 

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular