quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioCidadesMaricá, Saúde apresenta investimentos nos serviços do SUS em audiência pública

Maricá, Saúde apresenta investimentos nos serviços do SUS em audiência pública

Prestação de contas teve como referência o terceiro quadrimestre de 2023, atestando o cumprimento e superação de metas

A Secretaria de Saúde de Maricá apresentou nesta quinta-feira (29/02) o relatório de investimentos nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) presentes na cidade, que são referentes ao terceiro quadrimestre de 2023 (período que compreende os meses de setembro a dezembro). A audiência pública aconteceu no plenário da Câmara Municipal e evidenciou que a gestão foi além da meta estabelecida de 15% de investimentos com recursos próprios (cerca de R$ 191 milhões), e utilizou ainda 25% da arrecadação dos royalties de petróleo na Saúde (cerca de R$ 254 milhões).

O relatório revela também números relevantes de atendimento da rede de saúde municipal. Um deles, aponta que houve 14.419 internações nos hospital municipais Conde Modesto Leal e Ernesto Che Guevara, com as doenças respiratórias liderando a estatística. Outro dado importante é que a rede dispõe de 26 Unidades de Saúde da Família (USF), que dispõem de 58 equipes fundamentais para o atendimento.

Juliana Nogueira, responsável interina pela Secretaria Municipal de Saúde, destacou o papel da prestação de contas para facilitar o acesso às informações e mostrar os avanços conquistados na área.

“A transparência na prestação de contas da Saúde é de extrema importância por diversos motivos, incluindo responsabilidade pública, controle social, melhoria da gestão e fortalecimento da democracia. Portanto, esse processo é essencial para garantir a eficiência, a eficácia e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população”, afirmou.

Audiências públicas e controle social

As atividades para apresentação dos recursos aplicados pela Secretaria Municipal de Saúde são fundamentais para fortalecer a transparência sobre os investimentos, sendo realizadas por quadrimestre. Essa é uma obrigação legal, mas também é uma ferramenta essencial de controle social e evidenciar as melhorias nos serviços de saúde.

Através disso, a gestão se aproxima da população em geral e a participação popular se agrega ainda mais à construção de políticas públicas para os serviços oferecidos, resultando em mais resultados concretos. Nas audiências públicas, também são acolhidas as demandas da população e discutidas formas de atendê-las.

FOTOS: Marcos Fabrício
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular