O projeto Clássicos de Câmara apresenta na quarta-feira, 14 de agosto, às 18h, no Museu Janete Costa, o Trítono Duo, formado por Waleska Beltrami (trompa) e Maico Lopes (trompete), que apesar de seu tamanho, é bastante versátil, tendo sido explorado por grandes nomes da música de concerto como Eugène Bozza, Arthur Frakenpohl, José Siqueira e Ernst Mahle.
O Trítono Duo se consolidou através do laboratório de pesquisa para instrumentos de metal na UniRio e há aproximadamente 8 anos se dedica à divulgação e fomento desta formação através do estudo da performance e repertório. Ao longo de sua trajetória, promoveu o resgate de obras de compositores como José Siqueira e Paulino Sacramento, além de incentivar constantemente o aumento do repertório através de encomendas e estreias de obras de Gilson Santos, Reinaldo Orth e Julio Merlino.
Maico Lopes é bacharel em Trompete, Mestre em Música (Práticas Interpretativas) e Doutor em Música (Teoria e Prática Interpretação) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Desde 2012, tem se apresentado com frequência nas International Trumpet Guild Annual Conference, sempre realizando concertos, palestras e recitais comentados sobre música brasileira de câmara para trompete.
Possui dois álbuns lançados: ‘Solo’, apresentando obras de compositores contemporâneos brasileiros para trompete e ‘Trompete Brasileiro Vol. 1’, com obras para solo, duo, trio e grupo de trompete, gravando todas as vozes, além de fazer todo o processo de produção, gravação e mixagem. Com uma carreira bastante eclética, suas performances incluem desde música de câmara contemporânea a formações orquestrais, passando por diversos gêneros da música popular brasileira. Sua experiência com a música popular incluiu performances como trompetista e arranjador em gravações e shows ao vivo com artistas renomados da MPB, além de montagens brasileiras de musicais da Broadway e espetáculos teatrais.
Waleska Beltrami é professora de Trompa e de Música de Câmara da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Doutora em música também pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Mestre em Gestão de Arte e Cultura pela Rome Business School/It, trabalhou como trompista da Orquestra Sinfônica Nacional – UFF de 2009 a 2022.
Iniciou seus estudos musicais em 1991 na Escola de Formação Musical Municipal de Sumaré / SP com Márcio Beltrami e Clóvis Antônio Beltrami. Em 1996 foi primeira colocada no Concurso Jovem Solistas do Rotary Club Internacional / Distrito Campinas Sul e obteve o Prêmio Incentivo (destinado a menores de 18 anos) da segunda Edição do Prêmio Weril para Instrumentistas de Sopro. Concluiu seu Bacharelado em trompa na Universidade Estadual Campinas em 2002, e em 2003, venceu o Concurso Jovem Solistas da Escola de Música de Piracicaba/SP, obtendo o Primeiro Lugar com Louvor em Trompa e Melhor Intérprete de Música Brasileira.