Na última sexta-feira (23), a Prefeitura de Niterói realizou a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão da quinta turma do Programa Mulher Líder. Coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, o curso capacitou 55 mulheres, focando no aprimoramento e no fortalecimento de suas carreiras como empreendedoras. A solenidade contou com a presença do prefeito Axel Grael, da secretária da Mulher Thamyris Elpídio, e de diversas outras autoridades municipais, incluindo Isadora Modesto, secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, e Fernanda Sixel, idealizadora do programa.
O Programa Mulher Líder é uma iniciativa estratégica da Secretaria da Mulher que visa combater a violência contra as mulheres através da promoção da autonomia econômica. A capacitação é oferecida a todas as mulheres de Niterói, com vagas reservadas para usuárias do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Neuza Santos (Ceam), que enfrentaram ou ainda enfrentam situações de violência.
Entre as formandas, Márcia Costa, de 57 anos, compartilhou sua trajetória. Moradora de Badu, em Pendotiba, Márcia chegou ao curso incentivada por uma amiga. “Eu não tinha nada além de uma ideia. Aqui, aprendi o que precisava para empreender e vender as coisas que eu já fazia, como bolsas e acessórios”, contou. Hoje, Márcia já começou a vender suas peças e espera poder viver de seu negócio no futuro.
O curso oferece ferramentas essenciais para transformar ideias em empreendimentos organizados e sustentáveis, com foco em áreas como planejamento, gestão, liderança, tecnologia e inovação. Além disso, as participantes têm acesso ao Espaço Empreender, na sede da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj), onde podem utilizar um coworking e um espaço para venda de produtos.
Outro destaque entre as participantes é Cristiane Lucas Rodrigues, psicóloga de 50 anos, que encontrou no programa uma nova oportunidade profissional após se desligar de seu antigo emprego. “Esse programa transformou a minha vida. Eu aprendi muitos conceitos no Mulher Líder e, inclusive, já estou atuando com orientação profissional e de carreira para jovens e adultos”, afirmou Cristiane.
Desde sua criação, o Programa Mulher Líder já formou cerca de 250 mulheres, impactando mais de 1500 pessoas direta e indiretamente, fortalecendo o compromisso da Prefeitura de Niterói com o empoderamento feminino e o desenvolvimento econômico local.
4o