quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioMeio AmbienteNiterói Avança no Projeto de Inventário Faunístico da Enseada de Jurujuba e...

Niterói Avança no Projeto de Inventário Faunístico da Enseada de Jurujuba e Identifica Mais de 600 Espécies

**Niterói Avança no Projeto de Inventário Faunístico da Enseada de Jurujuba e Identifica Mais de 600 Espécies**

Niterói deu um importante passo no mapeamento da biodiversidade local com o avanço do Projeto de Inventário Faunístico da Enseada de Jurujuba. Coordenado pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o projeto já catalogou mais de 600 espécies na região e iniciou, nesta semana, uma nova fase de pesquisas.

Desde janeiro de 2024, o trabalho vem sendo realizado pela consultoria ambiental Piper3D, que está identificando diversas espécies de insetos, répteis, anfíbios, aves, mamíferos, peixes, crustáceos e moluscos. As atividades estão concentradas em áreas como o Parque Natural Municipal de Niterói e a Área de Proteção Ambiental do Morro do Morcego, além da Fortaleza de Santa Cruz e dos Fortes do Pico e do Rio Branco.

Além das pesquisas de campo, o projeto promove ações de educação ambiental, envolvendo moradores das comunidades locais e alunos das escolas municipais. As crianças participam de aulas em campo, realizadas a bordo de embarcações, proporcionando uma experiência direta com o ambiente estudado.

O objetivo principal do inventário é a criação de um catálogo completo da fauna local, que poderá servir como base para futuros projetos ambientais e sociais na região, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade de Jurujuba. Júlia Lins, coordenadora da Piper3D, destaca a importância desse tipo de iniciativa:

“Os inventários de fauna têm o potencial de transformar positivamente a gestão pública da biodiversidade e a vida das comunidades locais. No caso do Projeto de Inventário da Enseada de Jurujuba, esperamos que ele traga benefícios significativos para o futuro da comunidade, enriquecendo o conhecimento sobre a biodiversidade da região e fortalecendo a conscientização ambiental.”

Com mais de 120 mil espécies de animais, o Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo. Conhecer e entender o comportamento, localização e interação dessas espécies é fundamental para o desenvolvimento de programas de preservação e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades ao redor. O Projeto de Inventário Faunístico da Enseada de Jurujuba é um exemplo de como iniciativas locais podem gerar impactos positivos em diversas áreas, desde a conservação ambiental até o ecoturismo e a geração de empregos.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular