quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioCulturaFortaleza de Santa Cruz e Complexo dos Fortes: Patrimônio Histórico e Turístico...

Fortaleza de Santa Cruz e Complexo dos Fortes: Patrimônio Histórico e Turístico de Niterói

O recente tombamento da Fortaleza de Santa Cruz e do Complexo dos Fortes de Niterói reforça o valor histórico e cultural desse patrimônio militar, um dos principais atrativos turísticos da cidade. O tombamento não abrange apenas as imponentes estruturas fortificadas, mas também o rico acervo de artilharia e o patrimônio religioso, como a Capela de Santa Bárbara, localizada no interior da Fortaleza. Considerada um dos três pontos turísticos mais visitados da cidade, ao lado do Parque da Cidade, a Fortaleza de Santa Cruz oferece uma experiência única para moradores e turistas que desejam mergulhar na história do Brasil e apreciar uma vista deslumbrante da Baía de Guanabara.

O tombamento, promovido durante a 105ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, inclui não só a Fortaleza de Santa Cruz, mas também todo o Complexo dos Fortes, composto por fortificações históricas como os Fortes do Pico, São Luiz, Praia de Fora, Barão do Rio Branco, Taraíba e Imbuhy. Além disso, foram protegidos os acervos de artilharia e as paisagens naturais, como morros e praias associados às fortificações, que estão sob a tutela do Exército Brasileiro.

### Turismo e História de Mãos Dadas

Para André Bento, responsável pela pasta de turismo em Niterói, a inclusão desses fortes no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo de Belas Artes é motivo de orgulho e um marco importante para o turismo da cidade. Ele ressalta que Niterói é privilegiada por abrigar esse complexo histórico, e o tombamento é um reconhecimento merecido.

Bento também observa que o tombamento pode estimular ainda mais a curiosidade e o interesse das pessoas, tanto dos moradores quanto de turistas de outras localidades, aumentando a visitação. “A Fortaleza de Santa Cruz, que já recebe em média 3.500 visitantes por mês, e o Monte Bastione, com cerca de 1.162 visitantes mensais, estão entre os principais pontos turísticos de Niterói”, afirmou.

Ele destaca ainda que a Prefeitura tem investido em melhorias na infraestrutura turística de acesso ao Complexo dos Fortes, incluindo sinalização viária e obras de melhoria para facilitar o acesso à Fortaleza de Santa Cruz, o que deve contribuir para atrair ainda mais visitantes.

### Vista Panorâmica e História

O Parque Histórico Monte Bastione, aberto ao público desde 2017, oferece um passeio inesquecível que abrange os Fortes Barão do Rio Branco, São Luiz e do Pico, onde os visitantes podem desfrutar de uma vista panorâmica de 360 graus da Baía de Guanabara, comparada por muitos à de “Machu Picchu brasileira”. Com uma das vistas mais belas do mundo, o Monte Bastione é um destino imperdível para quem deseja explorar não apenas a história de Niterói, mas também a história militar do Brasil.

Além disso, o Forte do Gragoatá, que segue em obras de adequação, em breve se juntará aos outros fortes como um novo ponto turístico da cidade, ampliando ainda mais o leque de opções para os visitantes.

### Informações para Visitação

Toda a visitação à Fortaleza de Santa Cruz deve ser previamente agendada junto ao Exército Brasileiro, que é responsável pela gestão e conservação desse patrimônio. Confira os detalhes:

**Fortaleza de Santa Cruz da Barra**
– **Endereço:** Estrada Eurico Gaspar Dutra, s/nº – Jurujuba
– **Telefone:** (21) 99633-2721
– **E-mail:** comsoc@ad1.eb.mil.br
– **Visitação:** De terça a domingo, das 9h às 16h, com saídas a cada hora. Visitas em grupo devem ser agendadas pelo telefone acima.
– **Ingressos:** Adultos (13 a 60 anos): R$ 10,00 | Meia-entrada: R$ 5,00 | Isenção para crianças até 12 anos, idosos acima de 60 anos, militares do Exército e seus familiares, pessoas com deficiência, estudantes e professores da rede pública de ensino, e veteranos da 2ª Guerra Mundial.

Esse tombamento fortalece ainda mais o papel da Fortaleza de Santa Cruz e do Complexo dos Fortes como símbolos da história e cultura do Brasil, promovendo o turismo e o conhecimento em Niterói.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular