Pelo quarto ano seguido, Niterói se destaca no cenário nacional ao receber o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), considerado o “Oscar do Saneamento” no Brasil, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). A concessionária Águas de Niterói, responsável pelo saneamento da cidade, foi premiada na categoria “As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental”, conquistando o Troféu Quíron Diamante Nível III, que representa o mais alto nível de excelência no setor.
O prefeito Axel Grael celebrou a conquista e reforçou o compromisso do município com a melhoria dos serviços públicos. “Estamos sempre buscando em Niterói melhorar a qualidade dos serviços. Temos uma parceria consolidada com a Águas de Niterói, para que possamos oferecer o melhor para a população. Desde 1999, quando a concessionária assumiu os serviços, alcançamos 100% de cobertura de água tratada e 95,5% de esgoto coletado e tratado. Hoje, Niterói é a primeira cidade em saneamento no estado do Rio de Janeiro, de acordo com o Instituto Trata Brasil. É realmente um município que investe no melhor para seus cidadãos”, destacou o prefeito.
Em setembro, a cidade já havia sido classificada como o quinto município com o melhor saneamento básico do Brasil, segundo o Centro de Liderança Pública (CLP – Brasil). Entre 2018 e 2022, Niterói destinou mais de R$ 200 milhões ao saneamento, fortalecendo a infraestrutura e a qualidade dos serviços.
A premiação foi anunciada on-line pelo canal da ABES no YouTube. Para o diretor-executivo da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves, o prêmio é um reconhecimento da qualidade do serviço prestado. “Essa premiação é mais um exemplo do trabalho de excelência da Águas de Niterói. Seguimos comprometidos em crescer de forma sustentável e ética, levando mais qualidade de vida aos mais de 516 mil niteroienses. Esta é uma vitória para todo o município”, celebrou Gonçalves.
(Foto: Alex Ramos)