Neste sábado 17 AACLIG – Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande realizou na Loja Maçônica Fraternidade Iguabense no bairro Canellas City, a solenidade de Posses Acadêmicas onde ocorreu o lançamento da 1ª Antologia “AACLIG e Amigos – 2022”. Conforme citado pelo professor Roberto Jorge, uma eclética coletânea organizada pela presidente da instituição, Kátia Regina de Souza Lima, envolvendo tanto a produção cultural de seus acadêmicos como também a de amigos e simpatizantes da conceituada academia.
- Foi entoado o hino nacional, o hino de Iguaba grande e o hino da AACLIG de autoria de José Castro e Damião Lima. A solenidade teve por significado a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil que ocorreu no ultimo dia 7 de setembro, a AARALETRA Academia Araruamense de Letras, se fez presente pelos escritores que participaram da antologia: Celio Pimentel, José Helito, Jomar e Lourdes Belchior e Eduardo Gouvêa esteve também Daniel Chaves do espaço Chiqueral e a presidente do Rotary Araruama Valeria Amaral.
Foi formado a mesa de trabalhos com a Presidente Kátia Regina de Souza Lima a secretaria Marcia Regina de Almeida e a fundadora Eulina Santos. E o memorável Rafael Ribeiro.
A solenidade teve início quando a presidente Kátia, concedendo-me em nome da nobre instituição, a Grã Cruz Acadêmica, em homenagem à minha produção literária, especialmente o livro “Iguaba Grande: dos tupinambás à emancipação” sobre a história de nosso município.
A solenidade contou com diversos acadêmicos, convidados e amigos, uma reunião de pessoas cujo liame é o amor às artes, à cultura e ciências, âmbito no qual o trabalho da Professora Kátia Regina hoje se mostra imprescindível para a nossa Iguaba Grande.
Registro aqui meus agradecimentos à AACLIG e seus dirigentes, extremamente lisonjeado com a homenagem, combustível para novos projetos nas áreas da Cultura e Educação.
Seguida foram empossados os novos acadêmicos e a entrega dos livros aos que participaram da antologia “AACLIG e Amigos – 2022”.
Antônio Lopes, Antônio Pimentel, Arakem Santos, Celia Regina, Celio Pimentel, Chico Peres, Cristina Amorim, Cid Magioli, Dalva Frahich, Damião de Lima, Danielle Silva, Denise Machado, Élle Marques, Eloise Gomes, Eulina Santos, Genice Canellas, Ivan Navi, Juliano El Estraño Joesio Silveira, Jomar Dias, Jorge Serra, José Castro, José Helito, Kaká Ramos, Katia Lima, Lourdes Belchior, Lua Alves, Luciana Rugani, Luciane Saravia, Mara Paiva, Marcia Holanda, Marlin Manrique, Ofelia Matos, Paulo Santos, Pietro Costa, Renato Fulgoni, Roberto Santos, Roberto Jorge, Silvia Ferrante, Vania Marinho e Wilson Dimani.
Semeando a Cultura Brasileira por Terras Lusas
O poeta José Castro que é membro da AACLIG – Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande e da AARALETRA – Academia Araruamense de Letras e que participou da antologia “AACLIG e Amigos – 2022”. Mora em Portugal, tem representado a Cultura Brasileira através de saraus e encontros culturais no ano passado desenvolveu o Sarau da Coletânea de livros no auditório Amalia Rodrigues em Rio Tinto. Breve outro projeto cultural está sendo montado com as parecerias da AACLIG e AARALETRAS em produção Luso Brasileira