Projeto “Forró na Praça” acontece às segundas-feiras na Praça Hermógenes Freire da Costa como contrapartida da Lei Aldir Blanc
Os fãs, adeptos e admiradores do forró têm programação especial na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro de São Pedro da Aldeia. O Coletivo Pé N’Areia Produções deu início a aulas gratuitas do ritmo, como contrapartida da Lei Aldir Blanc. As próximas edições do projeto “Forró na Praça” acontecerão nos dias 22 e 29 de novembro, a partir das 17h, e são abertas a toda a população.
Para participar, basta comparecer à praça com roupas leves, tênis e máscara de proteção facial. As aulas têm duração de uma hora e ensinam os passos básicos do forró, incluindo técnicas de condução do parceiro, passadas e giros. A realização do projeto marca o retorno das atividades presenciais do coletivo cultural, que há mais de 10 anos atua na Região dos Lagos com promoção de eventos, festivais, bailes e aulas de forró.
“Já produzimos aulas neste formato na Praça da Cidadania, em Cabo Frio, na Praça do bairro São João, em São Pedro da Aldeia, e na Praça Antônio Raposo, em Araruama. Estamos muito felizes em poder retornar à cidade pela primeira vez depois de um ano de pandemia e da suspensão das atividades do projeto, graças ao incentivo da Lei Aldir Blanc. Esse contato com o público é muito importante e faz parte da missão do nosso coletivo, que é levar a cultura popular do forró, por meio da dança, para as praças”, destacou Josephane.
A oferta da atividade faz parte da contrapartida da Lei Aldir Blanc, que determina que os espaços culturais contemplados garantam a realização de programações gratuitas para a população. No município, o coletivo foi um dos 48 espaços contemplados com o subsídio da lei federal emergencial, via inciso 2.
Durante as aulas, as crianças também contam com uma área especial. “Uma das propostas do nosso projeto é que ele promova um ambiente de descontração e integração familiar, e as crianças fazem parte desse processo. Por isso, criamos um pequeno espaço em que elas podem se divertir enquanto os pais dançam”, destacou Josephane.