“BASTA” é o 28° documentário da Druida Filmes, com direção, roteiro e fotografia de Marcelo de Paula, produção e edição de Carla Mendes e câmera adicional e making off de Morgana Carneiro. O filme foi realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Cabo Frio, através da Lei Paulo Gustavo Ministério da Cultura/Governo Federal e será lançado no dia 27 de junho, de 2025, às 18 horas (sexta-feira), em telão aberto ao público, na Praça Gentil Gomes de Faria, na Passagem. Com uma segunda exibição em Tamoios, no Segundo Distrito de Cabo Frio, dia 03 de julho, às 18 horas, na quadra da Escola Spin Educacional, também aberto ao público local.
Diretor e Produtor Marcelo de Paula na Araruama Literária no sábado
“Basta!” é o primeiro docudrama da Druida Filmes e versa violência contra a mulher em Cabo Frio, uma onda crescente que fez a cidade ficar em primeiro lugar de número de casos registrados, entre os municípios da Baixada Litorânea, do Estado do Rio de Janeiro, entre 2022 e 2023, segundo pesquisas do Dossiê Mulher, do Instituto de Segurança Pública RJ.
A violência contra a mulher é um problema socioeconômico mundial, que atinge todas as classes sociais e idades, abrangendo desde mulheres anônimas a personalidades brasileiras e estrangeiras, até o alto escalão de atrizes de Hollywood!
Como exemplo desse fato, a Druida Filmes registrou o depoimento da atriz e ativista pelos direitos da mulher, Luana Piovani, em Portugal, local onde ela reside atualmente. Entre as respostas Luana citou que, mesmo sendo uma atriz reconhecida no Brasil, passou por uma situação de violência contra a mulher e fez um paralelo entre a sua situação e o alto índice de violência que atinge mulheres de classes sociais menos privilegiadas.
O documentário “Basta!” contou com os depoimentos de: Maria da Penha, Presidente do Instituto Maria da Penha (CE), mulher guerreira que no auge dos seus 80 anos sobreviveu a duas tentativas de feminicídio, ficou paraplégica e deu nome a Lei Maria da Penha; advogada Leila Linhares, uma das juristas que redigiu o texto da Lei Maria da Penha; Drª Thais Figueiredo, primeira presidente mulher da OAB/Cabo Frio; Drª Aline Villas-Bôas, Delegada Titular da DEAM CF; Coronel Andrea Campos, primeira Comandante do 25° Batalhão da Polícia Militar de Cabo Frio; Tenente Kelly Almeida, Oficial de Ligação da Patrulha Maria da Penha do 25° Batalhão PM; Regiane Costa, Coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Cabo Frio; Bárbara Caetano, Secretária Municipal Adjunta da Mulher; Vanessa Cardozo, Coordenadora do Instituto de Segurança Pública Mulher (RJ), vítimas de violência e outros.
Além dos depoimentos, o documentário contou com a participação especial da atriz Luciana Fróes, filha do consagrado ator Rogério Fróes, com trabalhos realizados entre cinema e teatro ao lado de renomados atores e diretores (Helena Ignês, Henrique Diaz etc.), que fez uma belíssima performance na deserta Praia da Reserva da Marinha, em Unamar, com um texto conceitual forte e marcante, que foi gravado pela locutora Selma Boiron, a voz que deu vida às rádios Fluminense FM (a Maldita) e Paradiso Rio, entre outras.
Produção