O final de semana foi movimentado em São Pedro da Aldeia. A Secretaria de Cultura aldeense realizou a 1ª edição do “Festival Casa da Flor” no sábado (16/09) e domingo (17/09). Com uma programação diversificada, o evento teve como objetivo homenagear o centenário da Casa da Flor, patrimônio cultural material do Brasil, construída pelo artista aldeense Gabriel Joaquim dos Santos.
O secretário de Cultura, Thiago Marques, expressou sua gratidão aos participantes. “Estamos muito felizes em realizar esta primeira edição deste festival tão importante. A programação cultural foi extensa e diversa. Tivemos a feira de artesanato com peças que remetem a Casa da Flor, como bordados, por exemplo. É muito importante para nós, da Secretaria de Cultura, exaltarmos este monumento tão importante para a cidade”, afirmou.
A programação dos dois dias garantiu entretenimento e cultura aos moradores aldeenses e de outras localidades. Na parte musical, os destaques foram as apresentações das bandas Brasilidade e Ramona Rox, que empolgaram a plateia com músicas nacionais e internacionais, no sábado e domingo, respectivamente. Outro ponto que emocionou o público presente foi a apresentação do esquete “A Casa feita de cacos”, encenada pela CIA de Teatro Municipal, nos dois dias de evento. Dirigida por Anna Fernanda Côrrea, a peça conta a história do artista aldeense e da Casa da Flor.
Nas oficinas, a professora Luciana Marins, a reciclóloga Mary Cunha, a artesã Rita Bittencourt e o artista Diangelo lecionaram sobre dança, reciclagem, artesanato e pintura, respectivamente. Houve, também, apresentações da Orquestra Sons da Aldeia, do músico Edson Gomes, do Grupo Ciganeando por Aí, do Ballet Municipal, exibição do documentário “Um Certo Senhor Gabriel” e da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, liderada pelo professor Diego Vivas.
Encerrando a primeira noite de evento, a vocalista da banda Brasilidade, Danny Cassilhas, celebrou a iniciativa. “A ideia da banda Brasilidade é resgatar as canções brasileiras, então trouxemos um show bastante animado. É uma iniciativa muito legal falar sobre o centenário da Casa da Flor, é importante que a população conheça sobre a história aldeense. A banda é de São Pedro da Aldeia e nos sentimos muito honrados em participar do Festival”, falou.
A banda Ramona Rox encerrou o último dia do “Festival Casa da Flor” e o vocalista Romullo Carvalho também comentou sobre o projeto. “Para nós da Ramona Rox é sempre um prazer participar de eventos culturais na cidade de São Pedro da Aldeia. Ainda mais este festival que comemora o centenário de um lugar tão importante para a cidade como a Casa da Flor. Ficamos agradecidos por essa oportunidade”, comentou.
A moradora Thatiana Moreto ficou encantada com o festival. Ela trouxe toda a família para prestigiar a iniciativa. “O evento está muito bacana, o pessoal está interagindo muito bem. Acho muito legal esse projeto que a Prefeitura realiza para trazer entretenimento para a população”, disse.
O Festival Casa da Flor foi uma realização da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento contou com o apoio da Guarda Municipal.