Nesta terça-feira, 28 de dezembro, o escritor e historiador Celio Pimentel lançou seu último livro “Do Sal a Ferrovia em Araruama” as 18 horas na livraria Castro Alves, onde dezenas de pessoas prestigiaram o lançamento. Entre familiares, amigos e novos conhecidos, estavam também: a escritora e historiadora Lourdes Belchior, autora do livro Leopoldina e os Jornais recém lançado; Luciane Raposo, professora e escritora autora do livro O Mistério do Parque Hotel e Katia Regina; poetisa e participante em várias antologias. Todas e o Celio Pimentel membros da Academia Araruamense de Letras. Também esteve presente o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama: Luis da Saúde; a diretora do Projeto Pescarte, Patrícia Silva e a filha do Neném Caduças, construtor de barcos de Araruama durante várias décadas (época do auge da navegação na Laguna de Araruama), Silvia Saraiva.
Celio tem como objeto de estudo, a mais de 20 anos, a Estrada de Ferro Maricá, ramal ferroviário que partia de Niterói até Cabo Frio.
O livro descreve especificamente o território de Araruama desde da formação ao dias atuais. Para isso foi pesquisado a formação do território de Cabo Frio, a emancipação política de Araruama, a historiografia da lagoa de Araruama através da navegação a vapor desde 1886 quando era utilizado o comercio entre cidades na região, a formação da primeira salina e o auge da produção salineira, o estaleiro de barcos existente em Araruama e a chegada do trem.
O livro está à venda na livraria Castro Alves no Shopping Azul ao lado da Prefeitura Municipal de Araruama, valor 25,00 ou pela página da Editora Hora Certa, ou pelo whatsapp (22)988441313 onde poderá ser enviado pelo correio.
O livro Do Sal a Ferrovia em Araruama foi desenvolvido através da Lei Aldir Blanc Araruama, da Prefeitura Municipal de Araruama, por meio da Superintendência de Cultura, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – SEDECTEL, que tornou pública a inscrição para Edital de Projetos Culturais.