Oca Tamoios resgata raízes culturais do município
O espaço de educação ambiental da sede do Parque do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios, passou por uma revitalização especial. O ambiente, conhecido como “Oca Tamoios”, tem ao centro um grande cajueiro e agora está ainda mais acolhedor para receber visitantes, principalmente crianças e estudantes.
Neste espaço, são realizadas atividades de sensibilização ambiental que também resgatam a memória e a cultura dos povos originários, com destaque para os Tamoios, grupo indígena que habitava a região de Cabo Frio. A história dos Tamoios faz parte da identidade local e segue viva por meio de ações como essa, que unem natureza, cultura e educação.
A revitalização trouxe novos elementos naturais à paisagem, como cercas rústicas com troncos de árvores que delimitam o espaço da oca. “Tudo foi feito com cuidado para manter a harmonia com o ambiente do parque, reforçando o compromisso com a preservação e a valorização da cultura ancestral”, explicou a coordenadora do parque, Evelyn Peixoto.
O espaço contou com a atuação das equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, que administra o parque, e da Comsercaf.
O parque está aberto à visitação, com entrada gratuita. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos finais de semana e feriados, das 9h às 15h. O endereço é Estrada do Mico-Leão-Dourado, s/n° – Sede do Mico-Leão-Dourado, Tamoios, Cabo Frio.