O dia 5 de junho marca a data em que aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. Ela foi em Estocolmo na capital da Suécia, em 1972, e o principal tema foi Discutir as mudanças climáticas e a qualidade da água. Debater soluções para reduzir os desastres naturais que ficou conhecida como a Conferência de Estocolmo.
Em junho de 1992 foi realizada no Rio de Janeiro a ECO-92 que foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento sustentável e o Clima.
Também conhecida como Cúpula da Terra, foi debatido formas de desenvolvimento sustentável, um conceito relativamente novo à época. Esse evento foi o primeiro a reunir representantes de governos e instituições não governamentais de mais de 100 países.
O dia Mundial do Meio Ambiente é um dia importante para relembrar ao mundo a importância da sustentabilidade e estimular mudanças de atitudes das pessoas. Não apenas mudanças e reflexões individuais e diárias, mas também de cobranças de políticas públicas, hábitos de consumo mais sustentáveis e favorecimento de empresas que prezem esses valores, a exemplo da industria do agro-tóxico.
Atitudes pode servir como celebração e perpetuação do movimento, por exemplo: plantar árvores e plantas orgânicas, fazer mutirão de limpeza de florestas ou de praias; promover campanhas de reciclagem; reutilizar objetos criando novos através de artesanato; reciclagem de materiais; promover e aperfeiçoar a coleta seletiva da sua região; produzir materiais de divulgação como vídeos, fotos e textos sobre as causas ambientais; organizar uma composteira na sua casa para tratar o lixo orgânico; campanhas vacinação e castração de animais.
Faça a sua parte e cuide do meio ambiente.