sábado, novembro 23, 2024
InícioCidadesFolias de Saquarema teve lançamento na Casa de Cultura Walmir Ayala

Folias de Saquarema teve lançamento na Casa de Cultura Walmir Ayala

Folias de Saquarema

Folias de Saquarema, o ultimo livro da jornalista e escritora Dulce Tupy, foi lançado no dia 29 de julho, na Casa da Cultura Walmir Ayala, o livro Folias de Saquarema: dois aspectos da cultura popular. O livro é a contrapartida do prêmio recebido no âmbito da Lei Aldir Blanc. Um e-book sobre o mesmo tema já havia sido publicado no site da Prefeitura Municipal de Saquarema e no site da Tupy Comunicações: tupycomunica.com. A editora que também edita o jornal O Saquá há 22 anos, já publicou mais de 15 livros em Saquarema.

Folias de Saquarema foi o TCC (Trabalho de Conclusão do Curso) feito pela autora para a Secretaria Estadual da Cultura, em 2016. Ano passado, sendo contemplada com o Prêmio Alberto de Oliveira, a autora produziu um vídeo de 15 minutos sobre as Folias de Saquarema, também disponível no site da Prefeitura.  Agora, a impressão do livro consolidou essa pesquisa tão importante para o município de Saquarema e para toda a Região dos Lagos, que sofre com as influências advindas do crescimento desordenado das cidades litorâneas.

 

As folias estão sofrendo um processo acelerado do extinção. A própria Folia de Reis Esrrela do Oriente de Saquarema se extinguiu há poucos anos, quando o mestre Boca de Velho desistiu de continuar com a folia, sem apoio nenhum das instituições locais, públicas ou privadas. Falecido em 2019, foi enterrado com a bandeira da folia que resistiu durante quase 50 anos.

Um pouco da história da Folia de Reis Estrela Estrela Dalva do Oriente e da Folia do Divino estão retratadas no livro de Dulce Tupy que também publicou em 1985 o livro Carnavais de Guerra, o nacionalismo no samba (ASB Editora, 1985, Rio de Janeiro-RJ), esgotado e sem nova impressão. As Folias de Saquarema foram consideradas Patrimônio Cultural e Imaterial do município pela Lei 1.021, de outubro de 2009.

A Folia de Reis era centenária, em Sampaio Corrêa, distrito rural de Saquarema. E a Folia do Divino data de 1769. São autênticas manifestação da cultura popular do município que resistiram ao tempo e às influências advindas a evolução da cidade, trazendo novos costumes e hábitos.

Breve Lançamento na Livraria Castro Alves em Araruama

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular