quinta-feira, julho 4, 2024
InícioCidadesIncubadora de Inovação Social em Cultura prorroga inscrições para cursos e oficinas...

Incubadora de Inovação Social em Cultura prorroga inscrições para cursos e oficinas até domingo (26/03)

A Prefeitura de Maricá apresentou os dois projetos de capacitação do eixo carnaval da Incubadora de Inovação Social em Cultura em evento realizado na sexta-feira (17/03), na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A escola de samba mirim Pimpolhos da Grande Rio e o Bloco Ilê Aiyê estão com 525 oportunidades em cursos e oficinas para crianças, jovens e adultos, focados na formação de desenvolvedores no setor carnavalesco. A ação cultural na praça contou com apresentações de dança afro, percussão e samba. A iniciativa é do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS).

A escola de samba Pimpolhos da Grande Rio trouxe os integrantes mirins das alas de passistas, bateria e mestre sala e porta bandeira. Os adolescentes e jovens mostraram muito samba no pé e animação para levantar o público na praça central. Em seguida, o Ilê Aiyê, primeiro bloco integralmente afro do Brasil, ecoou a música negra característica do grupo que se apresenta há quase 50 anos no carnaval de Salvador, na Bahia.

Carlos Senna, chefe de Gabinete do ICTIM, disse que a iniciativa é pautada em três eixos: inclusão social, fomento da cultura e empreendedorismo. “O Ilê Aiyê tem a expertise da cidadania e inclusão social e a escola de samba Pimpolhos da Grande Rio também faz esse trabalho de inclusão na Baixada Fluminense. São dois parceiros que irão nos ajudar muito a desencadear toda essa indústria do carnaval na cidade”, destacou. “A Incubadora foi uma encomenda da Secretaria de Cultura para o ICTIM executar. Esses dois projetos, Ilê Aiyê e Pimpolhos, agregam a cultura popular do Carnaval”, acrescentou o secretário de Cultura Sady Bianchin.

Antônio Carlos dos Santos, conhecido como vovô do Ilê Aiyê, disse que vai trazer para o município as oficinas de percussão e de dança afro. “É muito importante valorizar a cultura afro-brasileira com ações como essa de capacitação dos nossos jovens”, afirmou Antônio.

A coordenadora geral do projeto Pimpolhos da Grande Rio em Maricá, Marcela Boaventura, disse que a iniciativa trabalha há 21 anos na Baixada Fluminense integrando as crianças com as famílias por meio das aulas de fantasias, adereços e percussão. Em Maricá, eles vão trazer essa capacitação técnica. “A gente trabalha com 1500 crianças em Duque de Caxias. Vamos atuar aqui na cidade com oficinas de fantasias, alegorias e adereços, cavaco e percussão. Queremos deixar um legado para o município não precisar trazer ninguém de fora para fazer carnaval. Vamos fazer esse pessoal empreender na indústria da folia para se sustentar o ano inteiro”, ressaltou.

Incubadora de Inovação Social em Cultura prorroga inscrições para cursos e oficinas até domingo (26/03)

São oferecidas 873 vagas gratuitas nas áreas de cinema, game e carnaval voltadas para jovens, a partir dos 16 anos, e adultos, que residam em Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), prorrogou até o próximo domingo (26/03) as inscrições para as 873 vagas gratuitas oferecidas nos cursos e oficinas de cinema, game e carnaval da Incubadora de Inovação Social em Cultura. As oportunidades são voltadas para jovens, a partir dos 16 anos, e adultos, moradores de Maricá e que tenham concluído o ensino fundamental II. Os interessados devem se inscrever pelo site www.incubacultura.org.br até as 23h59. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS).

Do total de vagas, 348 são para os 13 cursos da Academia de Cinema e Game, cujas aulas serão na sede da Incubadora de Inovação Social em Cultura (rua Álvares de Castro, nº 699, Centro – Maricá). Entre as oportunidades, há turmas de fotografia para cinema e vídeo, produção de cinema, assistente de direção, programação blueprint, entre outros, com carga horária de 60 a 360 horas/aula. Todos para

Já no eixo carnaval, as 525 oportunidades são disponibilizadas em uma parceria com o Bloco Ilê Aiyê e a Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio. Entre as vagas, há turmas para crianças, jovens e adultos, focadas na formação dos desenvolvedores no setor carnavalesco e no aprimoramento da cultura do carnaval em Maricá. São cursos e oficinas, de variados temas, como canto e composição, cavaquinho, mestre-sala e porta-bandeira e muitas outras, com carga horária entre 50 e 160 horas/aula. Para as oficinas, os pré-requisitos são: ter entre 10 e 17 anos de idade e o ensino fundamental I completo. Já para fazer um dos cursos de qualificação profissional do eixo, é necessário ter a partir dos 16 anos de idade e o ensino fundamental II completo.

As aulas de carnaval serão realizadas em dois locais: Quadra da Escola de Samba União de Maricá, localizada na Rodovia Amaral Peixoto, KM 29, Flamengo; e no Centro de Qualificação Profissional do Condado, na Rodovia Ernani do Amaral Peixoto, KM 27,5, s/nº.

Inscrições: até as 23h59 de 26/03/2023
Realização do sorteio e publicação do
resultado: 27/03/2023
Publicação do resultado: 27/03/2023, às 14h
Realização da matrícula para os sorteados (ampla concorrência, ação afirmativa e
PcD): 28 e 29/03/2023
Realização da matrícula aproveitamento de vagas (sorteados e não sorteados): 30/03/23 e 01/04/2023
Início das atividades: 03/04/2023

 

RELATED ARTICLES

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular