A 55ª Zona Eleitoral de Maricá confirmou, nesta quarta-feira (11), a candidatura
do deputado federal Washington Quaquá (PT) para a disputa pela prefeitura de Maricá nas eleições deste ano. O Ministério Público Eleitoral (MPE) havia solicitado
a impugnação de sua candidatura, alegando inelegibilidade. No entanto, o juiz Felipe Carvalho
Gonçalves da Silva decidiu deferir o pedido, autorizando a candidatura após a apresentação de toda a documentação exigida por lei.
Quaquá, que governou Maricá entre 2009 e 2016, enfrentou quatro pedidos de impugnação, entre eles, uma condenação por ter fechado as pistas do Aeroporto de Maricá, o que teria colocado em risco a aviação. Contudo, tal ação não se enquadra nos critérios da Lei da Ficha Limpa, o que permitiu a manutenção de sua candidatura.
Outro ponto levantado pela acusação foi uma condenação pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) referente à reprovação de contas. No entanto, como essa atribuição cabe à Câmara de Vereadores de Maricá, que aprovou as contas de Quaquá, a alegação foi descartada pela Justiça Eleitoral. Com a decisão favorável, Quaquá segue firme na disputa, ao lado de outros três candidatos: Dr.Claudio Ramos (Novo),Fabinho Sapo (PL) e Marcia Santiago (PMB).
Ex-prefeito com forte influência na cidade,
Quaquá busca retornar à liderança do município, defendendo a continuidade de
projetos que marcaram suas gestões anteriores.