O Festival Vermelho ocorreu nos dia 25 e 26 e levou milhares de militantes do PC do B, movimentos sociais e outros partidos à festa que comemorou os 100 anos do Partido Comunista do Brasil.
O Partido Comunista foi fundado na casa de Astrojildo Pereira, natural de Rio Bonito e que morou em Niterói próximo ao Clube Canto do Rio. No dia 25 de março de 1922 foi realizada a reunião de fundação do PC.
Na entrada do evento haviam manifestantes pró Bolsonaro que gritavam palavras contra o ex-presidente Lula.
Ao lado de grandes lideranças políticas do país, Lula foi o último a discursar no ato político Frente Ampla para Florescer a Esperança, na Praça do Povo, no palco principal.
O Festival Vermelho – Floresce a Esperança”, realizado pelo PCdoB em parceria com a Fundação Maurício Grabois (FMG), é uma festa inspirada em festivais internacionais de esquerda existentes ao redor do mundo. A programação reuniu uma maratona de atividades culturais, formativas e políticas como shows, debates, seminário, lançamento de livros, exposição, feira, gastronomia, mostra de cinema, convidados e participantes de todo o país.
Todo o festival aconteceu no Caminho Niemeyer, um conjunto de equipamentos culturais projetados pelo comunista Oscar Niemeyer ao longo da orla de Niterói. As atividades, para todos os públicos, aconteceram presencialmente, mas também contou com participações on-line, atividades em formato híbrido e transmissões ao vivo.
O pré-candidato a presidência da república Luiz Inácio Lula da Silva em seu discurso disse que a aliança política com o PCdoB existe desde sua primeira campanha em 1989 e que de lá até hoje sempre ficaram unidos.
Falou sobre Bolsonaro e o custo de vida através do aumento da gasolina que prejudica toda a cadeia produtiva do pais a ponto de os que mais sofrem são os mais necessitados por não ter o que comer ele disse que quer voltar para melhorar a vida do brasileiro.
Rodrigo Neves participou do Festival Vermelho, representando o prefeito Axel Grael, e foi recebido pelo ex-presidente Lula e pela direção do PCdoB.
Na ocasião, Rodrigo Neves aproveitou o encontro com Lula para entregar um exemplar do livro “O Golpe Derrotado”, antes de subir ao palco do evento para discursar em homenagem ao centenário do partido.
Estavam presentes parlamentares e lideranças políticas do campo democrático de todo o Brasil, como Manuela D’Ávila, Jandira Feghali, Alessandro Molon, Marcelo Freixo que também discursou, Luciana Santos, Gleisi Hoffman e Taliria Petrone.