quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioItaboraiMaricá entra na rota do gás natural com inauguração do Complexo Boaventura

Maricá entra na rota do gás natural com inauguração do Complexo Boaventura

Com a inauguração do Complexo de Energias Boaventura em Itaboraí, realizada na sexta-feira (13/09), o gasoduto Rota 3, que atravessa parte de Maricá a partir de Jaconé, começará a operar. O gás natural escoado por este gasoduto será processado na Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), situada no complexo industrial da Petrobras. Anteriormente conhecido como Polo GasLub Itaboraí e Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), o polo agora abriga a maior UPGN do país, que processará o gás extraído da Bacia de Santos, no pré-sal.

O Projeto Integrado Rota 3 tem capacidade de escoar até 18 milhões de metros cúbicos por dia, com a UPGN processando até 21 milhões de metros cúbicos diários. Com essa operação, a oferta de gás natural no mercado nacional será ampliada, reduzindo a necessidade de importação. As obras do projeto geraram cerca de 10 mil empregos, contribuindo para a economia local.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico do estado e do país. “Esse projeto vai gerar combustível mais barato para a população e fortalecer a soberania nacional no setor de petróleo e gás”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha, ressaltou o impacto positivo que a operação do gasoduto pode ter na atração de indústrias para a região, além de impulsionar projetos estratégicos, como os Terminais de Ponta Negra, o “Porto de Jaconé”.

“O início da operação do Rota 3 coloca Maricá na rota do gás natural, fortalecendo a perspectiva de crescimento industrial e tornando o Porto de Jaconé um investimento ainda mais relevante para o estado e o país”, observou Sardinha.

O Complexo de Energias Boaventura, nomeado em homenagem ao Convento São Boaventura, que teve suas ruínas preservadas no local, será capaz de produzir 12 mil barris diários de óleos lubrificantes, 75 mil barris diários de diesel S-10 e 20 mil barris de querosene de aviação. O complexo também operará em parceria com a Refinaria Duque de Caxias (Reduc).

Foto: Evelen Gouvêa

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular