terça-feira, novembro 5, 2024
InícioCidadesMaricáMaricá promove Dia D do Outubro Rosa em Unidades de Saúde da...

Maricá promove Dia D do Outubro Rosa em Unidades de Saúde da Família

Iniciativa contou com rodas de conversa, salas de espera temáticas, coleta de exames preventivos de colo de útero, entre outros serviços

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (26/10), o Dia “D” do Outubro Rosa em oito Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade. A iniciativa tem o intuito de mobilizar a população a ampliar a conscientização sobre os cuidados com a saúde feminina. A ação aconteceu nas USF Barra, Barroco, Central, Espraiado, Mumbuca, São José II, Marinelândia (Cordeirinho) e Bairro da Amizade, sendo direcionado às usuárias cadastradas em cada uma.

A programação pelo bem-estar das mulheres contou com rodas de conversa sobre assuntos ligados à saúde feminina, salas de espera temáticas, coleta de exames preventivos de colo de útero (citopatológicos), compartilhamento de orientações preventivas, ações de estímulo ao autocuidado, dentre outras iniciativas.

“No dia de hoje, além de estarmos oferecendo coleta de exames preventivos, chamamos o Procon Mulher, que veio buscar a conscientização da educação financeira de mulheres que gerem uma casa. A Casa da Mulher e o patrulhamento Maria da Penha também vem para falar sobre a questão da violência, da conscientização e da importância da identificação precoce dessas mulheres que sofrem violência. Está sendo um dia bem rico aqui na unidade, onde estamos trabalhando para o bem-estar delas”, disse Bianca Soares, gerente da USF Central.

Mais mamografias no Outubro Rosa

Para marcar o Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde, junto à Fundação Estatal de Saúde (Femar), ampliou em 300% o número de mamografias oferecidas à população, com o credenciamento de novos prestadores de serviço no município. Por meio dessa iniciativa, serão mais de 1.400 exames oferecidos por mês na cidade, sendo 1.082 nos prestadores conveniados e cerca de 360 no mamógrafo do Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT). Os agendamentos são feitos pela Central de Regulação, seguindo os critérios de classificação de risco do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Marcos Fabrício
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular