A ferramenta é especializada em diagnosticar 160 indicadores sobre cidades inteligentes de todo o mundo
Maricá recebeu nesta sexta-feira (13/01) o Selo 2022 de Gestão Inteligente de Dados da Bright Cities, por ser uma cidade que utiliza e monitora 160 indicadores em 10 áreas da gestão pública, buscando promover a melhora da qualidade de vida dos moradores. A entrega aconteceu no gabinete do prefeito Fabiano Horta com a participação do secretário de Planejamento, Orçamento e Fazenda, Leonardo Alves; do subsecretário de Tecnologia da Informação (TI), Vitor Silveira; e do representante da empresa de consultoria, Fernando José Brandão.
“O município tem dado um grande avanço na gestão da política pública e a gente teve a ideia de tentar trazer em números o que significa isso para a população. Com esse selo de qualidade, a gente conseguiu trazer a responsabilidade que o município tem nos anos de gestão do governo Fabiano. Isso nos dá direcionamento para saber exatamente quais políticas públicas que talvez possam melhorar e onde a gente quer chegar, além do trabalho que já foi feito nesses últimos seis anos e que vai tornar transparente para Maricá e para o Brasil a melhoria dessa política pública que foi feita no município”, explica o secretário de Planejamento, Leonardo Alves.
Dessa forma, também é possível identificar se determinadas políticas públicas que estão sendo implementadas realmente são necessárias para a população. Os dados analisados já são públicos e disponíveis ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), à Secretaria de Tesouro Nacional e ao Datasus do Ministério da Saúde.
“Eles não buscaram informações pedindo aos secretários e nem ao gestor. Esses dados são transparentes e já existentes. Foram apenas compilados. Nossa ideia é de que num futuro próximo, em no máximo três meses, a gente tenha uma definição para que esses dados sejam publicados para a população”, concluiu Leonardo.
Bright Cities
Bright Cities é o nome da plataforma responsável por realizar comparativos e prestar consultorias no Brasil e no exterior. Ela consegue saber se Maricá está na linha de melhoria de qualidade de vida, tendo como base dez áreas de atuação: Governança, Educação, Saúde, Urbanismo, Meio Ambiente, Segurança, Mobilidade, Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação.
O Selo consolida a premissa da busca da utilização de dados na tomada de decisões das cidades com o principal objetivo de promover melhorias efetivas nos serviços públicos ofertados, ambiente de negócios e na qualidade de vida de seus cidadãos.