Ação conjunta do INEA com a Polícia Civil teve o apoio da Prolagos e terminou com a prisão de três pessoas
Uma megaoperação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com apoio da Prolagos, flagrou pontos de captação ilícita de água em pontos de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, nesta terça-feira (10). A ação contou com auxílio de agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e envolveu mais de 20 pessoas.
As equipes estiveram em cinco endereços, sendo dois nos bairros Baixo Grande, em São Pedro da Aldeia, e três no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio. Ao todo, foram desfeitas 31 ligações irregulares na rede de abastecimento e três pessoas foram detidas. Nove bombas de água foram apreendidas em toda a ação. O furto de água é considerado crime, segundo o código penal (artigo 155).
No Baixo Grande, o flagrante aconteceu nas ruas Turibio Rodrigues da Fonseca, onde uma pessoa foi presa e foram constatadas duas ligações clandestinas, e Tertuliano Cirilo, onde ocorreu outra prisão, com seis instalações ilegais.
Já em Cabo Frio, na Estrada de Monte Alegre, foram flagradas oito ligações ilegais, com a apreensão de duas bombas de água. As outras duas ocorrências foram no Parque Eldorado 3, com total de 15 instalações clandestinas, um preso e quatro bombas de água apreendidas.
“Atitudes como essa comprometem a coletividade, porque as fraudes podem impactar o fornecimento de água dos imóveis no entorno, em razão da perda de pressão na rede, além de representar um risco para a saúde da população, devido às precárias condições de armazenamento”, afirma o diretor-executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.
É possível denunciar o furto de água por meio do Linha Verde, nos telefones 0300 253 1177 (interior) e 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem acessar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.