A Fundação Cultural Avatar, em continuidade aos seus “Domingos Musicais”, apresenta a destacada pianista Meyre Brum, que fará um Recital de Piano no dia 30 de março, às 10h30min, na sede da Fundação na Rua Dr. Pereira Nunes, 141, Ingá, Niterói. Entrada franca.
Nasceu em Franca, São Paulo. Em 1995, fundou seu Curso de Música Meyre Brum, em Itaipu, Niterói, onde leciona piano, iniciação musical e flauta doce.
Meyre é uma reconhecida compositora, com amplo acervo autoral para piano e iniciação musical, publicou livros para o Ensino Fundamental. Suas composições são adotadas em várias escolas de músicas no Brasil.
O Recital tem entrada franca, mas as pessoas podem contribuir com maisena, água, leite em pó, suco de garrafa, guaraná natural, sal e biscoito, para atender a Obra Social e Creche Meimei.
Quem é Meyre Brum?
Pianista, compositora, escritora e educadora. Nascida em 1937, em Franca, SP, Meyre deu seus primeiros passos na música aos nove anos, quando começou a estudar piano.
Foi aluna da Professora Alayde Gonçalves de Sousa Brito que a preparou para o prestar concurso para o Conservatório Brasileiro de Música. Aprovada, estudou com a Professora Roberta Gonçalves de Sousa Brito, sendo desta ocasião sua primeira composição – “Meu Sonho”. Aos vinte e três anos concluiu o curso e realizou seu sonho: ser pianista.
Poucos anos depois, escreveu suas primeiras peças musicais dedicadas aos pequenos pianistas: “Valsinha do Vovô”, “Valsinha da Boneca”, “Marcha dos Anõezinhos” e “Passeio dos Coelhinhos”.
Inspirada pela Professora Yara Dias dos Santos com quem estudou “Linguagem da Música” no Conservatório de Música de Bonsucesso, compôs várias músicas, dentre elas: “A Velha Cantiga” e “Chorinho Alegre”, seu primeiro chorinho. Seus “Estudos Polifônicos” foram escritos durante os cursos “Contraponto e Fuga” e “Composição”, ministrados pela Professora Virgínia Salgado Fiúza.
Na década de 1990, estudou com os professores Yan Guest, Jeff Gardner e Flávio Paiva integrando os domínios conceituais da música erudita aos da música popular.
Apaixonada pela educação, há mais de sessenta anos dedica-se a ensinar música. Em 1995, fundou o Curso de Música Meyre Brum em Itaipu, cidade de Niterói, onde crianças, jovens e adultos aprendem com suas composições e métodos, dentre eles, “Brincar e Aprender Música”. Aos professores do Ensino Básico, de diversas cidades do Brasil, ministrou “Oficinas de Musicalização” onde compartilhou suas ideias e saberes, transcritos nos livros de sua autoria: “Musicalização Infantil” e “Flauta Doce por Imitação”.
Possui um amplo acervo autoral composto por músicas para piano e iniciação musical, livros de musicalização infantil e métodos para ensino de linguagem da música, teclado e flauta doce. Suas composições são adotadas em Conservatórios e Escolas de Música no Brasil e também são ensinadas nos Estados Unidos da América, onde obteve registro no NFMC – National Federation of National Clubs.
Sua biografia integra o livro “Nós, as Mulheres (notícias sobre as compositoras brasileiras)”, escrito por Eli Maria Rocha que destaca as contribuições de 174 compositoras à bagagem musical brasileira.
Em março de 2023, lançou sua autobiografia “A Força de um Talento” no Theatro Municipal de Niterói, onde, na mesma ocasião, lançou o álbum de músicas autorais “O tempo e as minhas canções” que se encontra disponível nas principais plataformas de streaming. Ainda em 2023, lançou “Carrossel das Cirandas – Livros 1 e 2” – com arranjos facilitados das principais músicas do folclore brasileiro.
Atualmente, aos 87 anos de idade, segue envolvida em vários projetos: leciona piano e musicalização infantil na sua Escola de Música, em Itaipu; às 18h de segunda-feira se apresenta ao vivo em sua Live no Facebook (projeto iniciado no início da pandemia,
[14:05, 27/03/2025] Mario Sousa: ,já tendo realizado 153 apresentações) e prepara suas composições para o lançamento da “Coleção Meyre Brum para Piano”, na qual 176 músicas autorais serão editadas.