Niterói, Araruama e São Gonçalo foram os municípios da região Leste Fluminense que registraram maior índice de empregabilidade no mês de outubro, com 1.393 novos empregos. Em toda a região, contemplada por 16 cidades do estado do Rio de Janeiro, foram contabilizadas 1,9 mil novas oportunidades no período. A maior parte delas nos setores de Serviços, com 849 vagas; Indústria e Construção, com 741; e Comércio, com 330. Os dados constam no levantamento elaborado pela Firjan, através da plataforma Retratos Regionais, que tem como base as informações do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
No ano, desde janeiro, a região Leste Fluminense tem um saldo de 26,1 mil novos empregos. Esse número é maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, que teve 25,4 mil novos empregos ao longo dos dez meses de 2021. Ao longo dos dois períodos analisados, os mesmos setores de Serviços, Indústria e Construção e Comércio se mantêm como os que mais ofereceram oportunidades.
Para o presidente da Firjan Leste Fluminense, Sérgio Kunio Yamagata, esses são setores que caminham juntos, tendo em vista que se a construção civil cresce, oferece mais condições para que os segmentos de comércio e serviços se estruturem e evoluam. “O setor de construção civil gera emprego, renda e consequentemente, riqueza local, pois possibilita contratação de pessoas que vão consumir na região, usar serviços e movimentar o comércio. Assim, é de grande importância que haja atenção do poder público para o melhor planejamento em construção civil e assim o setor continue avançando”, destacou Yamagata.
No comparativo mensal do levantamento, o mês de outubro teve um registro menor de empregabilidade se comparado com o mês de setembro deste ano. Foram 1,9 mil na pesquisa mais recente, ante os 2,7 mil do período anterior. Das cidades que mais geraram emprego na região Leste Fluminense, Niterói teve maior número de novas vagas em outubro, tendo mais 494 oportunidades. Araruama segue com 469 novos empregos e São Gonçalo, com 430. As atividades que mais se destacaram foram de instalações elétricas (+406), de atendimento em saúde (+173), serviços de alimentos e bebidas (+146), fabricação de chapas e embalagens de papelão (+130) e atividades de associações de defesa e direitos sociais (+128).
Em todo o estado do Rio de Janeiro, o levantamento Retratos Regionais elaborado pela Firjan, ressalta que 72% das cidades fluminenses tiveram saldo positivo de empregos em outubro. No resultado geral do Estado, Niterói e Araruama estão entre as regiões que mais geraram emprego, juntamente com a Capital onde foram registradas mais 2.035 vagas, Angra dos Reis com 577 e Volta Redonda com 539.