Qualifying define últimos classificados para a chave principal que começa nesta segunda-feira, às 16h30
|
O Rio Open, apresentado pela Claro, teve a definição dos últimos classificados para a chave principal neste sábado, com as finais do Qualifying, e uma das principais estrelas do torneio, o italiano Lorenzo Musetti, conheceu seu adversário na primeira rodada, que será o chileno Tomas Barrios Vera.
Além de Barrios Vera, se garantiram na chave principal o argentino Juan Manuel Cerundolo, o boliviano Hugo Dellien e Chun-Hsin Tseng, de Taipé Chinesa.
Derrotado na rodada final justamente pelo chileno, o argentino Camilo Ugo Carabelli também vai jogar a chave como lucky loser no lugar do espanhol Alejandro Davidovich Fokina, que desistiu do torneio devido a uma lesão nas costas. Carabelli será o adversário do espanhol Pedro Martínez, cabeça de chave 7.
O duelo da Quadra Guga Kuerten entre Tomas Barrios Vera e Camilo Ugo Carabelli foi o mais longo da fase classificatória do Rio Open desde a primeira edição, com 3 horas e 11 minutos de duração. A vitória do chileno foi por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/2 e 7/6(12).
Dois dos tenistas que passaram o quali já jogam nesta segunda-feira no Jockey Club Brasileiro, casos de Chun-Hsin Tseng, que vai enfrentar o chileno Alejandro Tabilo, cabeça de chave 3, enquanto Juan Manuel Cerundolo vai duelar com outro chileno, Nicolas Jarry, sexto cabeça de chave do ATP 500 carioca.
Tseng virou o jogo contra o argentino Marco Trungelliti por 2 sets a 1, com 6/7(5), 6/0 6/4. Juan Manuel Cerundolo venceu de virada o português Jaime Faria, com parciais de 5/7, 6/4 e 6/4.
Hugo Dellien passou pelo argentino Roman Andres Burruchaga por 6/3, 1/6 e 6/1. Ele vai enfrentar na primeira rodada o italiano Luciano Darderi.
Dono de três títulos de Grand Slam, o holandês Jean-Julien Rojer se garantiu na chave de duplas ao lado do português Francisco Cabral. Eles venceram no Qualifying os brasileiros Gustavo Heide e Marcelo Zormann por 2 sets a 1, com 6/1 6/7(2) e 10-8.
Rio Open tem estreia de brasileiros e cerimônia de abertura nesta segunda-feira
Quatro brasileiros estreiam nesta segunda-feira na 11ª edição do Rio Open, no Jockey Club Brasileiro. Quem abre a programação da Quadra Guga Kuerten é Felipe Meligeni, que duela com o cazaque Alexander Shevchenko. Gustavo Heide joga a segunda partida da Quadra 1 contra o argentino Francisco Comesaña.
A rodada noturna marcará a primeira cerimônia de abertura da história do maior torneio da América do Sul, com a presença de Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica brasileira. Nos jogos noturnos, Thiago Monteiro enfrenta o argentino Facundo Diaz Acosta e Thiago Wild é quem fecha a programação contra o espanhol Jaume Munar.
PROGRAMAÇÃO – SEGUNDA-FEIRA, 17 de FEVEREIRO DE 2025
Quadra Guga Kuerten – a partir de 16:30
Alexander Shevchenko (KAZ) vs [WC] Felipe Meligeni Alves (BRA)
Não antes de 19:00
Facundo Diaz Acosta (ARG) vs [WC] Thiago Monteiro (BRA)
Jaume Munar (ESP) vs Thiago Seyboth Wild (BRA)
Quadra 1 – a partir de 16:30
[1] Maximo Gonzalez (ARG) / Andres Molteni (ARG) vs Sander Arends (NED) / Luke Johnson (GBR)
[WC] Gustavo Heide (BRA) vs Francisco Comesana (ARG)
[Q] Chun-Hsin Tseng (TPE) vs [3] Alejandro Tabilo (CHI)
Quadra 2 – a partir de 17:30
[Q] Juan Manuel Cerundolo vs [6] Nicolas Jarry (CHI)
[3] Sadio Doumbia (FRA) / Fabien Reboul (FRA) vs Santiago Gonzalez (MEX) / Lucas Miedler (AUT)
Sobre o Rio Open 2025:
O Rio Open 2025 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Mubadala, Shell, BetNacional,Black Princess, Engie, Emirates e Zurich. Também com as empresas Rolex, KIA, Seara Gourmet, Herbissimo, EMS, B3, Star+, EMS, Disney Cruise Line e, ainda com White Martins, Rede Dor, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremierPet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.
A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge.
O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.
O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.