O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu nesta quinta-feira (14) com o general de brigada Alexander de Sá Vilela, comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão do Exército, no Forte do Gragoatá. O encontro teve como objetivo apresentar projetos do município nas áreas de segurança, revitalização urbana e turismo, buscando parcerias estratégicas com a instituição militar.
Entre as tratativas, está a abertura do Forte do Gragoatá para visitação pública. Construída no século XVII, a fortificação desempenhou papel relevante na defesa da Baía de Guanabara e é um marco da história militar do Brasil.
“Ficamos muito satisfeitos com esse encontro. Temos certeza de que a iniciativa vai ajudar a incrementar o fluxo turístico e aproximar a população da história do Exército em Niterói, um patrimônio que não é apenas material, mas também imaterial da nossa cidade. Niterói é a cidade com mais fortes militares do Exército no Brasil”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
O general Vilela destacou que a aproximação fortalece o relacionamento institucional e amplia a integração com a sociedade niteroiense.
O presidente da Neltur, André Bento, ressaltou que a reunião foi um passo importante para viabilizar a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o Exército.
“As premissas básicas já foram estabelecidas e incluem o Forte do Gragoatá e a trilha que liga o Forte do Pico à Fortaleza de Santa Cruz. As tratativas vão continuar, mas já há um indicativo para seguirmos com um plano de trabalho. A expectativa é que, nos próximos dias, possamos avançar e assinar o acordo o quanto antes”, disse Bento.
Também participaram do encontro os secretários de Ordem Pública, Gilson Chagas, e do Gabinete de Gestão Integrada, Felipe Ordacgy.
“Foi um encontro propositivo, no qual destacamos as parcerias que podemos desenvolver na área de segurança com o Exército Brasileiro. A melhoria da qualidade de vida da população é um objetivo comum a todos nós”, afirmou Chagas.
Para Ordacgy, a integração trará impactos positivos tanto nas políticas preventivas quanto nas ações repressivas.
“A parceria com o Exército é estratégica para reforçar as ações conjuntas de prevenção e combate à criminalidade, fortalecendo a segurança e o bem-estar da população”, concluiu.
📸 Fotos: Evelen Gouvêa




