sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCidadesNiteróiNiterói Inaugura Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis e Centro EcoCultural Sueli Pontes

Niterói Inaugura Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis e Centro EcoCultural Sueli Pontes

Neste sábado (21), a Prefeitura de Niterói entregou à população o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP), localizado às margens da Lagoa de Piratininga. O evento de inauguração contou com a abertura oficial do Centro EcoCultural Sueli Pontes, em um projeto que representa o maior investimento em soluções baseadas na natureza (SBN) do Brasil, somando R$ 100 milhões. Além de preservar o meio ambiente e promover o tratamento das águas da lagoa, o Parque oferece espaços para lazer, cultura e esporte.

A cerimônia coincidiu com a celebração do Dia da Árvore, marcado pelo plantio simbólico de uma muda de Pau-Brasil pelo prefeito Axel Grael, que esteve acompanhado de sua esposa, Christa Vogel Grael. Em seu discurso, Grael destacou a importância do novo Centro EcoCultural como parte fundamental das ações de preservação ambiental do parque.

“O Parque Orla Piratininga é um projeto premiado, pioneiro no município. Com o Centro EcoCultural, reforçamos a conscientização sobre a importância de preservar o ecossistema da Lagoa de Piratininga”, afirmou o prefeito.

Tecnologia Sustentável e Educação Ambiental

Dionê Castro, coordenadora do Programa Pró-Sustentável, salientou o caráter inovador do Parque, que integra tecnologias ecológicas avançadas. “O POP é fruto de um esforço coletivo, adotando soluções baseadas na natureza para enfrentar desafios. Agora, a preservação depende da participação ativa de cada cidadão”, comentou Dionê.

O Centro EcoCultural Sueli Pontes homenageia a arquiteta e ambientalista Sueli Pontes, falecida em 2020. Catarina Pontes, filha de Sueli, expressou a emoção da família. “Estamos honrados com essa homenagem, que reconhece os anos de dedicação de minha mãe ao meio ambiente e à Lagoa de Piratininga”, disse.

O espaço ecoeducativo utiliza recursos tecnológicos e exposições interativas para ensinar o público sobre os ecossistemas da Região Oceânica, com foco em crianças e jovens. Ana Borelli Sirkis, viúva de Alfredo Sirkis, cujo nome batiza o parque, falou sobre a importância do local: “O Parque Orla é inovador, assim como Alfredo. Ele sempre pensava no futuro, e esta homenagem é um tributo perfeito.”

Impacto na Comunidade e Sustentabilidade

Moradora da região há mais de 35 anos, Leidemar de Almeida compartilhou sua alegria ao ver o espaço transformado: “Ver o parque reestruturado é emocionante. É algo que sonhávamos, e agora será um ponto turístico que vai atrair ainda mais visitantes.”

Com uma área de 680 mil metros quadrados, o Parque Orla Piratininga já é reconhecido nacional e internacionalmente por suas soluções sustentáveis, incluindo jardins filtrantes que tratam as águas sem o uso de produtos químicos. Além de promover a recuperação ambiental, o POP oferece justiça ambiental, sendo um espaço inclusivo para pessoas de diferentes origens sociais.

O evento contou com a presença de secretários municipais, ambientalistas, representantes de associações de moradores e artistas como a atriz Rosamaria Murtinho.

Serviço
– Centro EcoCultural Sueli Pontes
– Entrada gratuita
– Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h
– Endereço: Avenida Celso Kelly, 378 – Piratininga

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular