terça-feira, janeiro 13, 2026
InícioColuna Fala CELIOO Saneamento Inteligente em Iguaba Grande e a Agenda Nacional: Conexões com...

O Saneamento Inteligente em Iguaba Grande e a Agenda Nacional: Conexões com a Casa do Saneamento na COP 30

O presente artigo discute o papel do saneamento inteligente como estratégia de desenvolvimento sustentável em municípios de médio porte, tomando como estudo de caso o município de Iguaba Grande (RJ). Analisa-se a experiência local na gestão de esgoto, recursos hídricos e preservação da Lagoa de Araruama, associando-a às metas nacionais do Novo Marco Legal do Saneamento e à iniciativa da Casa do Saneamento, organizada pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) em Belém (PA), na Pré-COP 30. Argumenta-se que a articulação entre políticas locais, agendas nacionais e compromissos internacionais é fundamental para consolidar o saneamento como agenda estruturante do Brasil frente à crise climática.

O saneamento básico é reconhecido como uma das agendas estruturantes para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil. O Novo Marco Legal do Saneamento estabelece como metas até 2033 a universalização do acesso à água potável (99%) e a ampliação da coleta e tratamento de esgoto (90%). Nesse contexto, municípios de médio porte, como Iguaba Grande (RJ), pode torna-se laboratórios de experiências que articulam inovação tecnológica, sustentabilidade e participação comunitária.

Em Iguaba Grande, com cerca de 27 mil habitantes às margens da Lagoa de Araruama, a concessionária Prolagos opera uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade de mais de 6 milhões de litros/dia, além de investir na expansão de aproximadamente 53,5 km de rede separativa de esgoto. O município também conta com a comporta no Rio Salgado, obra de engenharia que regula os fluxos hídricos da lagoa, especialmente em períodos de estiagem, contribuindo para a qualidade da água e preservação do ecossistema.

Foto 1 27 mil moradores beneficiados diretamente com coleta e tratamento de esgoto

Foto 2 Comporta no Rio Salgado regula entrada e saída de água, evitando impactos da estação seca e melhorando a oxigenação da lagoa.

Essas medidas alinham-se a um modelo de saneamento inteligente, que não apenas trata esgoto, mas integra gestão hídrica, monitoramento ambiental e educação comunitária. Os resultados locais — redução da poluição da lagoa, valorização do turismo e melhoria da saúde pública — reforçam como políticas municipais podem dialogar diretamente com agendas nacionais e globais.

 

A nível federal, a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) anunciou a criação da Casa do Saneamento, a ser instalada em Belém (PA), entre 30 de setembro e 2 de outubro de 2025, às vésperas da COP 30. O espaço será um ponto de convergência de gestores, empresas e especialistas, resultando na Carta do Saneamento, documento coletivo que levará as demandas e soluções do setor para a conferência internacional do clima.

Segundo Alexandre Motta, presidente da FUNASA, “o saneamento é uma agenda estruturante para o Brasil. A Casa do Saneamento nasce como um espaço aberto, onde todos podem contribuir para soluções que enfrentem a crise climática e melhorem a qualidade de vida da população.”

Assim, experiências como a de Iguaba Grande podem se inserir nesse debate, oferecendo estudos de caso replicáveis para outros municípios de até 50 mil habitantes, foco prioritário da Casa do Saneamento.

O avanço do saneamento em Iguaba Grande demonstra que é possível alinhar políticas locais às metas nacionais e aos compromissos globais de sustentabilidade. A integração entre tecnologia (ETEs, rede coletora, comporta do Rio Salgado), gestão participativa e preservação ambiental constitui um exemplo de cidade inteligente aplicada ao saneamento.

Ao relacionar essas práticas à iniciativa da Casa do Saneamento (Pré-COP 30), percebe-se a importância de articular soluções locais a um debate nacional e internacional, reforçando o saneamento como eixo central para enfrentar a crise climática, garantir saúde pública e promover desenvolvimento sustentável no Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular