Uma operação conduzida pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio da concessionária Águas de Juturnaíba, flagrou, nesta segunda-feira (08/04), um furto de água em uma grande residência localizada no bairro Parque Hotel, em Araruama.
Durante uma vistoria, técnicos da Águas de Juturnaíba identificaram que a residência estava conectada à rede de distribuição de água de forma clandestina por meio de um bypass – ligação feita antes do hidrômetro que evita a medição do volume consumido. Diante da irregularidade, a Polícia Civil foi acionada. Os policiais realizaram uma perícia no local e, após a avaliação, uma equipe da Águas de Juturnaíba retirou a ligação irregular.
A concessionária, que é responsável pelo abastecimento de Araruama, Saquarema e Silva Jardim, tem feito uma série de ações para combater o furto de água. Uma ligação de água irregular pode provocar vazamentos, perda de pressão na rede e comprometer o abastecimento de vários clientes. Além disso, ligações clandestinas de água aumentam o risco de contaminação da rede distribuidora e a propagação de doenças de veiculação hídrica.
O furto de água e energia é crime passível de penalidade, de acordo com o Artigo 155 do Código Penal. Em caso de suspeita de ligação clandestina de água, a população deve fazer a denúncia pelo Disque Denúncia: 181 ou comunicar à concessionária pelo WhatsApp (21) 97211-8064 ou 0800 725 0265. O sigilo e o anonimato são garantidos.