terça-feira, dezembro 3, 2024
InícioCidadesPCB comemora 100 anos na faculdade de Direito da UFF

PCB comemora 100 anos na faculdade de Direito da UFF

“Temos que refletir sobre os 100 anos do PCB e não apenas comemorar. Há contradições históricas que devemos pensar, o que se tem de continuidade e para onde seguir. Temos que pensar no futuro. O Mundo é outro e a política traz novos desafios”, destacou Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania, na solenidade de abertura, hoje pela manhã, dia 25/3, no auditório da Faculdade de Direito da UFF, nas comemorações dos 100 anos do Partido Comunista Brasileiro (PCB).
Participaram da mesa também Caetano Araújo, diretor Geral da Fundação Astrogildo Pereira e Roberto Percinoto, Secretário Geral da direção estadual do Cidadania no Rio de Janeiro. Caetano destacou as mudanças e os ciclos do PCB na história do país, lembrando que a visão da época era de que as decisões funcionavam de cima para baixo. Percinoto, bastante emocionado, fez um histórico da criação e da luta sindical desde Getúlio Vargas. “ Aqui preponderava a caça aos comunistas. Fomos perseguidos e presos mas resistimos e conseguimos acabar com o nicho autoritário”, destacou.
O advogado Manoel Martins, fez uma saudação ao aniversário do PCB e aos presentes em nome da Faculdade de Direito por abrir as portas para a comemoração dos 100 anos do partido e destacou a coragem da diretora da Faculdade, Regina Pimentel.
Após a abertura, houve uma exposição sobre a “Fundação do PCB, histórico, Astrogildo Pereira”, com palestra de Martin Cezar Feijó. Na sequência, palestra de Ivan Alves Filho sobre o tema “”PCB e o mundo da cultura, intelectuais”; palestra de Roberto Percinotto sobre as lutas sindicais; e palestra de Eduardo Rocha sobre o “PCB e a juventude”.
Promovido pela Fundação Astrogildo Pereira e pelo Cidadania. Presentes, entre outros, José Haddad, presidente do Cidadania em Niterói, Eduardo Caminha, Luis Carlos Azedo, Fernando Dias (ex-presidente da Comissão da Verdade de Niterói),Márcio Pucu, Inês Azevedo de Oliveira

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular