quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioCidadesPeríodo de defeso dos crustáceos garante pescado de qualidade em São Pedro...

Período de defeso dos crustáceos garante pescado de qualidade em São Pedro da Aldeia

No primeiro dia após defeso, pescadores aldeenses garantiram cerca de 3 toneladas de camarão

Os pescadores de São Pedro da Aldeia celebraram o fim dos três meses de defeso dos crustáceos na Laguna de Araruama. Com o respeito ao período de reprodução, a qualidade do pescado aumentou. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, nesta segunda-feira (03/07), foram capturadas cerca de 3 toneladas de camarão nos bairros da Ponta do Ambrósio, Baixo Grande, Mossoró, Porto da Aldeia e Poço Fundo, além da Praia do Siqueira.

O secretário-adjunto e responsável pelo Departamento de Pesca aldeense, Breno Bento dos Santos, destacou a importância do Defeso para os pescadores. “O período de defeso é uma etapa muito importante para a Laguna de Araruama. Conseguimos preservar as espécies e garantimos a qualidade do pescado, além disso, também ocorre a comercialização justa. A revisão da instrução normativa para separar o período do defeso do crustáceo foi crucial para termos um pescado de maior qualidade. Afinal, os períodos de reprodução dos peixes e crustáceos ocorrem em épocas diferentes. É uma vitória para os pescadores aldeenses”, declarou.

O período de defeso do camarão, quando é proibida a pesca, passou por alterações e agora acontece de 1º de abril a 30 de junho. A mudança, publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, visa proteger a época de recrutamento do animal e possibilitar a pesca artesanal na Laguna de Araruama quando os camarões estiverem maiores. Antes, o período de defesa era o mesmo dos peixes, de 1º de agosto a 31 de outubro.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular