sábado, outubro 5, 2024
InícioCidadesPesquisa encomendada pela Rio Indústria aponta cenário eleitoral para empresários do Estado

Pesquisa encomendada pela Rio Indústria aponta cenário eleitoral para empresários do Estado

Cláudio Castro, Marcelo Crivella e Marcelo Freixo aparecem empatados na disputa pelo governo do Rio de Janeiro

O ex-presidente Lula aparece com 46% e Jair Bolsonaro com 31%

Com apoio do pré-candidato petista, André Ceciliano ultrapassa Romário para Senado

A Associação de Industrias do Estado do Rio de Janeiro, teve a iniciativa de promover pesquisa para sentir o quadro politico atual, faltando 130 dias das eleições para Governador do estado, senador e presidente da republica.

A Rio Indústria, Associação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, encomendou uma pesquisa eleitoral com o objetivo de prestação de serviço para o setor e seus associados. O levantamento do Ipec (ex-Ibope) ouviu 1008 pessoas, entre os dias 19 e 22 de maio, em 32 municípios. A pesquisa revela que Cláudio Castro e Marcelo Crivella estão empatados na disputa pelo governo do Rio de Janeiro. Para presidente, Lula aparece na frente de Jair Bolsonaro. A grande novidade está na disputa ao Senado: com apoio de Lula, André Ceciliano ultrapassa Romário. A margem de erro é de 3 pontos para mais e para menos, com nível de confiança de 95%.

Neste momento, no qual as candidaturas ainda não estão oficializadas, os cenários testados consideram possíveis nomes para a disputa. Para o cargo de governador foram pesquisados dois cenários, sendo um deles com o nome de Marcelo Crivella. Nesta simulação (estimulada), o atual governador Cláudio Castro, do PL, e o ex-prefeito da capital, Marcelo Crivella, do Republicanos, aparecem empatados com 16% das intenções de voto cada um; ambos estão tecnicamente empatados com Marcelo Freixo, do PSB, que tem 15% das menções. Em outro patamar, Rodrigo Neves (PDT) tem 6% da preferência dos eleitores fluminenses, Cyro Garcia (PSTU) tem 5%, Eduardo Serra (PCB) tem 3%, Felipe Santa Cruz (PSD) tem 2% e, por fim, Paulo Ganime (NOVO) aparece com 1% das menções. Os que declaram votar em branco ou anular o voto são 25% e 12% ainda não sabem em quem votar.
Na segunda simulação, em que o nome de Marcelo Crivella não é incluído, Cláudio Castro aparece tecnicamente empatado com Marcelo Freixo (têm 18% e 17% das intenções de voto, respectivamente). Rodrigo Neves é citado por 8% dos eleitores, enquanto Eduardo Serra é por 6% e Cyro Garcia por 5%. Na sequência, Felipe Santa Cruz tem 2% das menções e Paulo Ganime tem 1%. Somam 30% os que declaram votar em branco ou anular o voto e 13% estão indecisos.
André Ceciliano quando apresentando com o apoio do ex-presidente Lula se destaca numericamente, ficando com 40%, e Romário com 34%, quando este aparece com o apoio do presidente Jair Bolsonaro. Num cenário em que não são testados apoios de Lula e Bolsonaro ao Senado, Romário lidera com 29%, seguido por Cabo Daciolo (PDT), com 10%. Alessandro Molon e Daniel Silveira têm 8%, em empate técnico do André Ceciliano, com 6% dos votos. Considerando a margem de erro para cima e para baixo, o segundo lugar para o senado estaria empatado.
Pensando nas eleições para Presidente da República entre os eleitores do estado do Rio de Janeiro (pesquisa simulada), Lula (PT) tem 46% das intenções de voto e é seguido por Jair Bolsonaro (PL) que tem 31%. Em outro patamar, Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) são mencionados por 4% e 2% dos eleitores do estado, respectivamente. Os pré-candidatos André Janones (AVANTE), Felipe D’Ávila (NOVO), Simone Tebet (MDB) e Vera Lucia (PSTU) têm 1% das intenções de voto cada um. Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (UNIÃO), Pablo Marçal (PROS) e Sofia Manzano (PCB) não atingem 1% das menções. São 7% os que afirmam votar em branco ou anular seu voto, enquanto 5% estão indecisos.

Fotos: Mauricio Mizumoto

Até a data de término do campo desta pesquisa, João Dória não havia anunciado sua desistência em disputar a Presidência da República pelo PSDB.

Sobre o Ipec

O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.

Sobre a RIO Indústria

RIO Indústria é a Associação de indústrias do Rio de Janeiro. Presidida por Sérgio Duarte, foi criada em 2020, durante a pandemia, e é formada por empresários com mais de 20 anos de vivência no mercado. A Associação representa diferentes setores industriais que convirjam para ações que gerem desenvolvimento sustentável e competitividade para o estado do Rio de Janeiro. Link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular