terça-feira, setembro 17, 2024
InícioCidadesNiteróiPrefeitura de Niterói avança na retirada de postes e fios inativos

Prefeitura de Niterói avança na retirada de postes e fios inativos

A Prefeitura de Niterói está gradativamente ampliando as intervenções em postes da cidade com os objetivos de garantir a segurança da população, melhorar a acessibilidade e reduzir a poluição visual causada pelo excesso de cabos aéreos. A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) realizou, entre março e julho, a remoção de mais de 100 postes obsoletos e cerca de 500 kg diários de fios de telecomunicações inativos em toda a cidade. São aproximadamente 30 toneladas de material retirado no período.

As equipes também removeram armários de telecomunicações desativados (URAs) em diversos locais como Santa Rosa, Cubango, Ponta d’Areia e Maria Paula. Entre eles, destacam-se 5 URAs pertencentes à antiga Telerj que ocupavam espaço na via pública. A operação continuou com a retirada de postes em bairros como Fonseca, Santa Bárbara, Piratininga e Centro.

Embora a responsabilidade pela remoção regular de fiações e cabeamentos nos municípios brasileiros seja da concessionária de energia elétrica Enel, conforme estipulado pela Resolução Conjunta ANEEL/ANATEL/ANP nº 001/1999 e pela Resolução ANEEL nº 797/2017, a Prefeitura de Niterói, comprometida com o bem-estar e a segurança dos cidadãos, tem tomado medidas em resposta à omissão da empresa. Nos casos em que há risco à segurança, a Prefeitura realiza a remoção necessária.

Devido a uma decisão judicial em vigor desde 1º de dezembro de 2014, a Prefeitura de Niterói está proibida de adotar sanções contra a concessionária Enel com base na Lei Municipal 3.082/2014. Isso limita a capacidade do município de punir ou notificar a concessionária, o que reforça a importância das ações diretas realizadas pela Prefeitura para garantir a segurança e o bem-estar da população.

A operação conta com duas equipes equipadas com caminhão de cesto aéreo, picape e caminhão munck, atuando diariamente em diversos bairros da cidade. As demandas da população são recebidas através da plataforma Colab.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular