quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioCidadesCabo FrioPrefeitura de Niterói intensifica esforços para reintegrar pessoas em situação de rua...

Prefeitura de Niterói intensifica esforços para reintegrar pessoas em situação de rua com o Programa de Recambiamento

A Prefeitura de Niterói está diariamente engajada na busca de soluções para o crescente número de pessoas em situação de rua, um desafio enfrentado por diversas capitais brasileiras. Entre as principais ações adotadas pela administração municipal, destaca-se o Programa de Recambiamento, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) que, nos últimos dois anos, já ajudou 505 pessoas a retornarem para suas cidades de origem, facilitando a reintegração com familiares e amigos.

Essas pessoas vêm de diferentes regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, e até de outros países, como Colômbia e Portugal. O programa oferece apoio completo para o retorno e acompanhamento dessas pessoas junto às redes socioassistenciais de seus municípios. Só em 2022, foram recambiadas 222 pessoas. Em 2023, o número chegou a 163, e até o momento, em 2024, 120 pessoas já retornaram para suas cidades, com o Rio de Janeiro sendo o estado de origem mais comum, seguido pela Bahia e Espírito Santo.

O secretário de Assistência Social, Elton Teixeira, destacou o impacto positivo do programa na vida das pessoas assistidas. “O recambiamento busca ajudar essas pessoas a retornarem às suas cidades de origem e fortalecer seus vínculos familiares. É um esforço que, junto às abordagens diárias e às Ações de Zeladoria, nos auxilia a reduzir o número de pessoas em situação de rua e devolver dignidade às suas vidas”, afirmou.

**Desafios das abordagens e a atuação das equipes**
O trabalho das equipes que atuam diretamente nas ruas é repleto de desafios. Profissionais como assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, que compõem as 10 equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social, trabalham 24 horas por dia para realizar atendimentos e criar um vínculo de confiança com as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Renata Zanelato, coordenadora do serviço, explica que o contexto de vulnerabilidade social envolve múltiplos fatores, como desemprego, rompimento de vínculos familiares e uso abusivo de substâncias. “Atender essas pessoas exige sensibilidade, ética e conhecimento técnico. Durante a pandemia de Covid-19, esse trabalho se intensificou, tornando o atendimento ainda mais complexo”, destaca Renata.

Como funciona o recambiamento
O processo de recambiamento é realizado de forma voluntária e respeitosa, com foco na reintegração familiar. Após serem acolhidas em abrigos municipais, as pessoas têm contato com seus familiares e com a rede socioassistencial de suas cidades, antes de serem encaminhadas de volta. O transporte é viabilizado pela Prefeitura, seja através da aquisição de passagens ou de condução direta.

Recentemente, três homens foram recambiados para seus locais de origem: Pernambuco, Cabo Frio e Campos. Um desses casos foi o de Maycon Costa Oliveira Borsato, de 31 anos, que vivia nas ruas de Niterói há um ano. Após perder sua família em um desastre em Petrópolis, ele buscou auxílio junto à SMASES e conseguiu retornar para Cabo Frio, onde um amigo da família já o espera com uma oportunidade de emprego. “Vim para Niterói em busca de ajuda e, em três dias, consegui a passagem para Cabo Frio, onde um amigo da família vai me ajudar a recomeçar”, contou Maycon.

**Ações de Zeladoria e integração de serviços**
Além das abordagens, a Prefeitura realiza diariamente Ações de Zeladoria, em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), a Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin). Em setembro, 1.325 pessoas em situação de rua foram abordadas, e a elas foram oferecidos serviços como acolhimento, recambiamento, emissão de documentos e encaminhamento para cuidados de saúde.

O trabalho integrado e as diversas iniciativas da Prefeitura de Niterói têm como objetivo oferecer assistência e dignidade à população em situação de rua, enquanto busca soluções para um problema que afeta não apenas a cidade, mas o país como um todo.

Fotos:
– Maycon Borsato (crédito: Lucas Benevides)
– Ação de Zeladoria no Centro de Niterói (crédito: Alex Ramos)

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular